Vamos agilizar as coisas para você. Pegue seu bloco de post-its e saia colando essas dicas por aí para não esquecer como vender mais no final do ano.
Vamos lá!
1 – Estude os períodos anteriores
O primeiro ponto a se considerar para planejar suas vendas de final de ano é entender como o mercado está se comportando. Por isso, analise seus gráficos de venda, entenda quais as épocas você vendeu mais e quais vendeu menos e como foram essas vendas. Foram a vista? Parceladas? Recebeu tudo? Dia das mães, como foi? E dos namorados? Depois pegue seus dados e compare-os com os índices de pesquisas de mercado. Ou seja, entenda como as pessoas estão agindo em relação à sua área de atuação e só depois planeje suas ações. Isso o ajudará a vender mais no final do ano e em outras épocas de grandes eventos comerciais.
“Analisei aqui e acho que o final do ano pode salvar as contas. E agora?”
2 – Invista no atendimento
Quem acompanha nosso blog sabe que batemos muito nessa tecla, mas sempre vale relembrar. O atendimento leva à venda e a venda sustenta sua empresa. Portanto, quanto mais você preparar suas equipes para atenderem bem mais elas venderão. Treine seus funcionários, repasse com eles as informações sobre os produtos e serviços, o processo de atendimento desde a recepção até o pagamento e o pós-venda. Com toda a certeza você já sabe, o pós-venda também vende.
3 – Ajude o consumidor
O consumidor está cheio de dúvidas e incertezas. Portanto, este é o momento de ajudá-lo a decidir, e não apenas vender qualquer coisa para bater suas metas. Por isso, seja paciente com ele e tente extrair informações dele que sejam importantes. Lembre: as vendas de final de ano são o momento de ser um consultor para o cliente.
4 – Liquide!
Liquidações são boas para o consumidor porque os preços caem consideravelmente. Da mesma forma, pode ser para sua empresa também, já que liquidar ajuda a renovar estoque e aumentar as vendas. Além disso, você terá um ganho considerável de leads* para serem usados nas próximas ações.
*Não sabe o que são leads? Clique aqui, pois temos um conteúdo só sobre eles.
5 – Planeje e pense seu estoque
Não adianta investir para vender se o estoque estiver comprometido. Dessa forma, a primeira dica serve para planejar seu estoque também. Puxe o histórico de vendas e veja o que anda sobrando. Em seguida, defina o que vai pedir analisando o que você mais sai e prepare-se para o pós-venda.
E vale a pena investir para ter um sistema de gestão que te ajude a fazer todas essas coisas com preço justo e alto potencial para ajudar sua empresa. Siga estas dicas e será possível vender mais no final do ano e de forma organizada!
Boas vendas!