Você sabia que simples estratégias podem ser capazes de aumentar sua produtividade no trabalho? Pois é, adotar uma rotina saudável, planejar tarefas e não deixar a prática de hobbies de lado são algumas delas. Confira neste artigo como algumas mudanças podem influenciar positivamente em sua vida profissional.
1. Local de trabalho e tarefas organizadas
Se você trabalha em casa ou no escritório, não importa. A regra aqui é manter a sua mesa – e tudo ao seu redor – sempre bem organizado. Excesso de materiais sobre a mesa, ambientes sujos e desorganizados, prejudicam a produtividade. Por isso, é bom ter ter tudo à mão, pois agiliza o trabalho e traz a sensação de calma e controle da situação. Lembre-se que com a mesa e arquivos do seu computador organizados, a rotina será mais fácil e a produtividade no trabalho maior.
2. Faça a gestão de seu tempo.
Na hora de organizar a sua agenda e rotina, seja sincero com você mesmo. Por isso, pergunte-se: como você anda controlando o seu tempo? No auge da ansiedade – o que é vivido principalmente pelos workaholics (viciados em trabalho), muitos acabam dedicando o dia todo para o trabalho. No entanto, com o tempo isso prejudicará só a sua produtividade no trabalho, como sua vida pessoal.
Portanto, observe a si mesmo e veja como anda a sua rotina. Se hoje em dia você precisa do dobro de tempo que precisava antes para desempenhar tal tarefa, isso é sinal de que alguma coisa está errada. Dessa forma, é bom fazer uma organização da agenda e manter todas as tarefas anotadas.
2.1 Anote as tarefas
Elimine o que for irrelevante e, na hora de planejar quais serão as tarefas do dia, lembre-se de dar prioridade ao que é mais urgente. Crie, por exemplo, uma lista de tarefas elencando as mais difíceis e importantes acima, e as menos, abaixo. Da mesma forma, organize também as tarefas semanais, quinzenais e mensais.
Faça uma lista de tudo o que está pendente! Isso pode ser feito de forma manual, em agenda física ou Excel, ou em celulares e dispositivos móveis. Em seguida, sempre que uma tarefa for concluída, tire-a a da lista! Essa ação, além de ajudar a manter o foco, facilita a concentração e aumenta a motivação .
Para muitos, fazer esta organização pode ser uma verdadeira tortura. Mas não se desespere se este for o seu caso. Tudo é uma questão de mudança de hábitos. Mantendo-se esta postura por pelo menos um mês, a tendência é que com o tempo isso seja feito automaticamente.
3. Pratique atividades físicas
Se você sempre foi um adepto da musculação, da corrida ou de algum tipo de luta, não abra mão disso por conta do trabalho. Lembre-se que o bem-estar e a qualidade de vida devem vir em primeiro lugar. Isso é, inclusive, fundamental para a manutenção da sua saúde e aumento da produtividade no trabalho.
A prática de exercícios – e até mesmo de outros hobbies, como jogar xadrez ou ir ao cinema, por exemplo – também são capazes de diminuir a produção de radicais livres no organismo, principais responsáveis pelo acúmulo de ansiedade e estresse.
Movimente-se!
4. Interrupções? Só urgências e emergências.
Não permita que qualquer coisa venha a prejudicar o seu rendimento no trabalho. É claro que imprevistos podem acontecer e nem sempre é possível evitá-los de modo íntegro. No geral, o mais indicado é que você evite coisas que já sabe que irão atrasar o seu dia de trabalho. Evite, por exemplo, misturar vida profissional com a pessoal. Ambas possuem seus momentos de stress. Portanto, na medida do possível, mantenha e trabalhe cada uma em separado.
Outro motivo de grandes distrações e que ocasionam baixa produtividade no trabalho, são as redes sociais. Caso não estejam sendo usadas para fins profissionais, elas são grandes inimigas. Por isso, evite-as, deixando-as apenas para os intervalos das refeições ou pequenas pausas para descanso.
Comece a se organizar agora. Quanto mais rápido começar, mais rápido começará a colher os resultados e aumentar sua produtividade no trabalho.