Considerando que um dos maiores objetivos de qualquer empresa é concretizar vendas , a equipe responsável diretamente por elas merece cuidado e atenção. Certamente, os profissionais de vendas interferem diretamente nos resultados que serão obtidos. Diante disso, veja a seguir quais são os três passos fundamentais para a montagem do time de vendas dos sonhos, que surpreenda a todos em qualidade e eficiência.
Contrate as pessoas certas
Os responsáveis pela contratação de vendedores devem estar aptos a reconhecer os melhores profissionais. Por isso, eles devem saber realizar o processo seletivo corretamente. Uma seleção pode acontecer durante uma entrevista de emprego ou através de recrutamento interno. Portanto, dar oportunidades aos colaboradores já existentes, pode ser uma boa ideia. Dentro das equipes pode haver vendedores incríveis, mas que estão realizando outras tarefas.
E quem são as pessoas certas? São aquelas que além de persuasivas, sabem ouvir e mostram-se entusiasmadas com os produtos ou serviços da empresa. Além disso, são comunicativas, engajadas, dedicadas, coerentes, honestas e demonstram capacidade de resolver problemas. Como em boa parte dos casos, os consumidores estão procurando solução para seus problemas, um bom vendedor não perderá esta oportunidade.
Portanto, lembre-se sempre que o processo seletivo para vendedores é mais específico e deve levar em conta esses aspectos.
Treine os novos funcionários
Depois de montar o time dos sonhos, os indivíduos que fazem parte dele devem receber o treinamento adequado. Dessa forma, será possível desenvolver e aprimorar as habilidades que já demonstraram num primeiro momento.
É nesse momento que os gestores da empresa poderão alinhar as expectativas com o time de vendas e aprofundar-se nas explicações sobre os produtos ou serviços oferecidos. Além disso, poderão mostrar quais são os objetivos e como se espera que os vendedores se comportem enquanto colaboradores.
Infelizmente, há muitos casos em que esses funcionários ficam tão preocupados em bater as metas, que se esquecem de elementos mais importantes, como o relacionamento com o cliente. Um bom treinamento pode ajudar a solucionar este problema.
Não se esqueça que não importa o quão habilidosos os novos vendedores demonstrem ser. Certamente todos precisam ser treinados e alinhados à a cultura organizacional da empresa.
Contratar bem é um esforço coletivo
Esse aspecto diz respeito aos gestores da empresa. É sempre um risco muito grande quando um único indivíduo se responsabiliza pelas contratações, seja de vendedores ou outros profissionais. Este tipo de seleção limita o processo a uma única perspectiva e visão. Se houver apenas um indivíduo a frente dele, é possível que se deixe passar algo importante.
Desta forma, o primeiro passo é que todos opinem e tracem o perfil do vendedor ideal. Depois disso, o ideal é que outro profissional participe das entrevistas laborais e treinamentos. No entanto, isso deve ser feito de forma leve e estratégica, de forma a não pressionar os candidatos.
Lembre-se: Uma contratação deve levar em conta vários aspectos e características. Por isso, quanto mais forte for o grupo que contrata os vendedores, maiores as chances de trazer para a empresa grandes talentos. Quem tem o melhor time de vendas, conquista os melhores resultados!