Os vilões dos filmes de terror ficariam com inveja deste post. O que você vai encarar é um assassinato real, que está acontecendo do seu lado, na sua sala, todos os dias. Será o fim da… sua empresa! Por isso, corra! Os assassinos silenciosos da sua empresa podem te pegar!
OMG!!!
Ok, controle-se! Não é tao terrível assim.
Acontece que você pode estar levando para dentro de sua empresa alguns assassinos silenciosos. São hábitos e pessoas que colocam em xeque sua capacidade de gerenciar e comprometem o futuro do seu negócio. Por isso, se você não abrir bem os olhos eles vão matar sua empresa lenta e dolorosamente.
A TORTURADORA: reunião sem objetivo
Ela fica à espreita, nas sombras. Logo manda uma convocação por e-mail e aí (MUAAAAHAHAAAA), ela sequestra a todos e os tortura por longas e incontáveis HORAS, sem qualquer motivo…Reuniões deste tipo são, com toda a certeza, um dos assassinos silenciosos da sua empresa.
Por isso, entenda que uma reunião consome tempo e tempo custa dinheiro. Elas precisam existir para um propósito real e importante para profissionais e empresa. Sendo assim, você não precisa fazer uma reunião longa e cansativa para delegar funções. Você pode, por exemplo, fazê-la para alinhar metas, objetivos e criar parâmetros para o fluxo de trabalho, tudo em conjunto e com participação aberta dos colaboradores.
Então, se você anda percebendo desinteresse dos funcionários e aquelas caras de “o que estou fazendo aqui?” nas reuniões pode ser que a torturadora já esteja agindo…
O SERIAL KILLER: falta de inovação
Ele faz tudo sempre igual. Usa os mesmos métodos, as mesmas “armas” e deixa as mesmas marcas no corpo da sua empresa. Parece fácil identificá-lo devido ao padrão, mas ele sabe passar despercebido…
Empresas que não sabem inovar morrem. Se “tudo muda o tempo todo no mundo”, por que sua empresa seria diferente? Anteriormente, há uns dez anos, você nem fazia ideia do que era Facebook, smartphone era difícil de ser pronunciado e CEO parecia sigla de departamento governamental.
Por isso, crie projetos colaborativos dentro da empresa para saber como seus funcionários pensam. Igualmente, veja quais soluções eles propõe e estabeleça metas (inclusive pessoais) para realizar as mudanças necessárias para seu negócio. O mais importante é realmente estabelecer o compromisso de se manter inovador e aberto a mudanças. Do contrário o “serial killer”, um dos assassinos silenciosos da sua empresa, voltará a agir igualzinho como antes.
Ficou com medo? O terror fez sua nuca arrepiar? Isso é só o começo…
No próximo post continuaremos a falar dos assassinos silenciosos que vivem dentro da sua empresa.