Gestão de estoques em indústrias

A gestão de estoques é fundamental  para a sobrevivência de qualquer empresa. No caso das grandes empresas e indústrias, um controle errado causa prejuízos que dificultam investimentos e diminuem os lucros. Por isso, fazer a gestão de estoques em indústrias é fundamental para cumprimento de metas e resultados.

Assim como a escassez de estoque proporciona perdas econômicas, o excesso também não é um bom sinal. A escassez demanda correções, mas é preciso evitar procedimentos de última hora. Eles fazem com que os custos se tornem maiores do que a prevenção. Da mesma forma, os excessos trazem prejuízos. Além dos gastos operacionais e desperdícios, há perdas no bom funcionamento da empresa e oportunidades.

Com isso, qualquer que seja o extremo, os prejuízos são maiores do que os benefícios. O principal desafio para quem lida com estoque é encontrar um ponto de equilíbrio entre o muito e o pouco.

 

Mas qual é a classificação do estoque da sua empresa?

O processo produtivo estabelece segmentos de estoque que dão melhor e maior dimensão do funcionamento de uma empresa. Sem estas indicações, a gestão de estoques em indústrias estaria comprometida constantemente.  Tal separação influencia na estratégia e também nas decisões realizadas.

Estoque de produtos em processo

Durante o processo de montagem ou elaboração de um produto, tido como final porque está em processo, ou seja, não vem pronto, há itens que contribuem para sua finalização. O estoque de produtos em processo é utilizado para a produção industrial final.

Estoque de matéria-prima e materiais auxiliares

Estoque de matéria-prima e materiais auxiliares permite a produção da mercadoria final. São conhecidos também como materiais brutos, que possuem a finalidade apenas de dar suporte para a etapa final.

Estoque operacional

Estoque operacional evita que ocorram interrupções. É como se fosse um mecanismo de emergência para situações atípicas, porém solucionáveis instantaneamente. Dessa forma, sem que procedimentos complexos de alto nível sejam realizados.

Estoque de produtos acabados

Há tipos de produtos que, mesmo depois de finalizados, precisam de outros materiais que os complementem. Estes são os itens do estoque de produtos acabados.

Estoque de materiais administrativos

Papéis, formulários, impressos, entre outros, são itens que compõem o estoque de materiais administrativos, porque sem eles as atividades empresariais ficam impossibilitadas de serem realizadas adequadamente ou em sua total plenitude. Da mesma forma que sem a utilização de computadores as indústrias perdem seu dinamismo.

 

Como controlar tantos tipos diferentes de estoque?

A melhor opção para evitar erros na gestão de estoques em indústrias é a otimização dela por meio de um sistema de gestão que integre diferentes processos. Um ótimo exemplo é o sistema MV Ind.

Deixe um comentário