Organizando o dinheiro do seu negócio

Na hora de organizar o dinheiro do negócio, muitos são os empreendedores (principalmente os de primeira viagem) que acabam confusos.

A razão é simples. De um lado, temos dinheiro entrando, de outro, temos dinheiro saindo. Infelizmente, tal movimentação financeira não é realizada nos mesmos prazos, o que faz com que seja preciso organizar o dinheiro do negócio de modo a evitar problemas relacionados ao excesso (ou pior, à falta) de dinheiro.

Pensando nisso, neste artigo separamos 3 dicas fundamentais que auxiliarão na organização do dinheiro do seu negócio. Vamos conferir?

Planejamento

Planejar é tudo. Saber quanto vai entrar e quanto vai sair a cada determinado período de tempo é a palavra-chave para sobreviver aos 30 dias mensais, aos 365 anuais e assim por diante.

Neste sentido, o primeiro passo do planejamento é definir qual será o período de controle do fluxo de caixa – diário? Semanal? Quinzenal? Mensal? Lembre-se de não escolher períodos demasiadamente longos, já que as chances de acabar se perdendo nas contas são grandes.

Além disso, defina uma forma de identificar o que entra e sai – utilizando diferentes cores ou sinais. Um exemplo que você já deve conhecer é utilizar o verde para as receitas e vermelho para as despesas.

Registre, no começo de cada mês, todas as contas que deverão ser pagas – o que inclui os gastos fixos mensais, como pagamento da internet, funcionários e aluguel. Faça o mesmo com as contas a receber. No caso de compras realizadas parceladamente, lance-as já nos próximos meses para ter uma ideia do “saldo futuro”.

Investimento na medida

Investir é um dos melhores métodos para manter a empresa em um fluxo de crescimento gradativo. Porém, é necessário saber qual é a medida certa: para que você não invista de mais, ou de menos.

Vamos imaginar um exemplo. Seu objetivo é investir na criação de um novo produto para o negócio. Porém, seus preços são demasiadamente altos para o que você pode pagar agora. Entrar em dívidas sem a garantia do sucesso do produto não é uma boa jogada, por isso, lembre-se: dê um passo de cada vez, mesmo na hora de buscar melhorias para o seu empreendimento.

Separar empresa da família

Por fim, mas não menos importante, outra dica para organizar o dinheiro do negócio é: separar as finanças empresariais das finanças familiares.

O certo é que o empresário separe, no início de cada mês, quais serão os seus lucros, de seus funcionários e de demais despesas ou investimentos a curto, médio ou longo prazo do empreendimento. A partir de então, ele pode separar a sua parte das finanças para utilizá-las com a família e seu bem-estar sem nenhum tipo de arrependimento.

O mais recomendado é que essa divisão seja feita o quanto antes – preferencialmente no início do empreendimento. Isso porque, com o passar do tempo, você poderá estar pagando a escola das crianças com o dinheiro da empresa, ou o novo investimento do negócio com o dinheiro que estava destinado às próximas férias com a família.

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