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Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama. A campanha foi denominando como Outubro Rosa. Desde então, o movimento vem ganhando força e se tornou uma das ações globais de maior impacto nos mercados. A campanha possui participação de marcas de diversas áreas de atuação. Os lacinhos rosa – símbolo da ação – também se espalharam no Brasil, país onde a maioria das empresas é de micro ou pequeno porte.
Qual retorno o Outubro Rosa dá?
Quando falamos de ações de cunho social o retorno financeiro nunca é mensurável, ou seja, ganho em dinheiro é indireto e está relacionado à imagem que sua marca tem junto ao público. Apoiar uma causa é criar todo um ambiente dentro da empresa para que objetivos reais dela sejam alcançados.
Por exemplo, não adianta aderir ao movimento Outubro Rosa se você não incentiva e apoia suas colaboradoras a irem anualmente ao médico e realizarem exames de prevenção de câncer de mama. Lembre-se que ações sociais são como o próprio nome diz: se sua empresa não se preocupa com o social elas não terão significado.
E como posso aderir a ações sociais como o Outubro Rosa?
Em primeiro lugar atue dentro da sua casa. Calma, não é efetivamente na sua casa. Planeje e execute uma série de ações para suas colaboradoras. Palestras com profissionais da saúde e ações educativas anuais de prevenção ao câncer de mama. Vale incentivar uma bonificação anual para as funcionárias que realizarem consulta e exames de prevenção, como um dia a mais de férias ou até mesmo bônus em produtos da empresa.
“Mas na minha empresa só tem homens! É interessante aderir ao movimento Outubro Rosa?”
Primeiro vale ressaltar que o câncer de mama pode ocorrer em homens também. Quem sabe não seria importante dar uma palestra para os machões sobre o câncer de mama masculino?
Pode ser também a oportunidade de gerar uma nova forma de pensar para os homens, quebrando tabus e fazendo deles os principais influenciadores na prevenção dentro dos seus lares. Crie um material educativo criativo para as esposas, filhas e namoradas deles mostrando como se prevenir.
Mas e o público? Onde entra?
Marcas socialmente responsáveis abraçam ações e demonstram para o público. Talvez seja hora de você pensar grande. Que tal criar uma ação promocional na qual toda a renda da venda de camisetas da cor rosa em um determinado dia de outubro será doada para um hospital para o combate ao câncer de mama? Já pensou em quantas pessoas comprariam na sua loja nesse dia?
As finanças não permitem uma ação deste nível? Tudo bem, então pense um pouco menor. Crie uma promoção com desconto para as peças rosa no mês de outubro, mude a cor da decoração da loja e dos uniformes das colaboradoras e insira em suas sacolas o lacinho rosa da campanha. Seja criativo e abrace a ação de forma verdadeira e sincera!
Claro, não se esqueça de planejar as ações e de se preparar para elas. Tenha seu estoque pronto para absorver a demanda da ação. Para isso, conte com a MV Tecnologia em um sistema de gestão completo, simples e seguro.