Seu parente pode trabalhar na sua empresa e ser um bom funcionário

A MV Tecnologia sabe que formar uma equipe de qualidade certamente está entre os pré-requisitos para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento, não é mesmo? E a regra também é válida no que se refere à contratação de amigos ou parentes.

Porém, sabemos que contratar alguém muito próximo para trabalhar no mesmo ambiente do trabalho pode não ser assim algo tão positivo. Mesmo sendo prática muito comum – e às vezes necessária – em micro e pequenas empresas.

Linha tênue: profissional X pessoal

Infelizmente, separar o relacionamento profissional e pessoal não é uma tarefa fácil. Principalmente quando já temos uma grande ligação com aquela pessoa. No âmbito profissional, é muito fácil que um parente tome as dores do outro, por exemplo, quando ele acaba levando um feedback negativo na realização de algum trabalho.

E os problemas?

Os empregadores evitam a contratação de amigos ou parentes exatamente pela tentativa de evitar que os profissionais levem problemas do âmbito familiar para o profissional. Uma briga em casa, pode ser o que motive uma discussão interna no trabalho ou até mesmo, algo que possibilite a tentativa de um de prejudicar o outro.

Como dividir?

Por mais que a tentativa de dividir o pessoal do profissional seja grande, dificilmente ela realmente é concluída com sucesso. Um exemplo é no caso das franquias, que por começarem muito pequenas, os primeiros a serem contratados geralmente são os familiares e/ou amigos desempregados. E aí está um grande problema: com o tempo, a própria intimidade e a falta de limites de um para falar com o outro pode fazer com que a gestão e/ou administração do negócio acabe se tornando uma bagunça.

E como explicar isso para o parente?

A melhor forma é dizer que você preza pelo relacionamento entre vocês. Sendo assim, não quer criar uma barreira de separação. Nesse sentido, saber separar as coisas é fundamental e, certamente, seus familiares também entenderão a decisão.

Demonstre seu posicionamento para os funcionários

Opte sempre pela profissionalização de todos os funcionários, o que inclui os familiares que trabalham na empresa. Uma das piores sensações para um colaborador mais graduado é se sentir menos prestigiado que um parente do dono. Deixe claro para todos que as equipes sempre serão formadas com critérios técnicos. Com pessoas que possam contribuir objetivamente para o desempenho da empresa. E não se esqueça de cobrar as metas de todos, inclusive dos familiares.

Quer mais dicas para gerir seu negócio Confira em nosso blog!

 

Deixe um comentário