Uma das grandes necessidades da gestão de uma empresa é aumentar a rentabilidade ao mesmo tempo em que se diminui ao máximo os gastos dentro da mesma. E é claro que isso exige um grande cuidado, além da colaboração de todos os funcionários da sua equipe.
Exigir dos funcionários é algo que, evidentemente, não é nada fácil. Por mais que você tente falar de uma forma clara e objetiva, você continua sendo o superior e precisa cobrar algumas ações da sua equipe. E é nessa cobrança que muitos chefes acabam sendo taxados de chatos – o que, é claro, também prejudica o relacionamento interno dele com a equipe.
Eu sou o líder, mas não quero ser chato. O que eu faço?
-
Não esconda nada dos seus colaboradores
Quando você deixa a sua equipe de funcionários a par do que está acontecendo eles confiarão muito mais em você, mesmo que o período seja negativo para a empresa. É exatamente dessa maneira que você consegue criar uma relação de colaboração um com o outro, o que faz com que todos sejam compreendidos de forma ampla. Não tenha vergonha, seja humilde e é claro, mostre seu domínio sobre a situação.
-
Mostre que a responsabilidade é sua
Não tente passar a responsabilidade do negócio para a sua equipe. Lembre-se que a verdadeira função de lidar com aquele problema é sua. Por isso, não culpe ninguém e não seja deselegante. Pelo contrário: peça a ajuda da sua equipe para encontrar verdadeiras soluções para o negócio.
-
Valorize seus profissionais
Tem coisa melhor do que ser tratado com respeito e valorização? Mesmo durante a crise, tente não manter funcionários desanimados ou com baixo rendimento. Estimule-os e deixe-os conscientes sobre a importância que têm na empresa. Tratá-los mal, além de ser algo humilhante, é o que pode culminar a perda de ótimos profissionais e até mesmo o fim da empresa.
-
Reuniões?
Por fim, faça reunião, mas só quando elas forem realmente necessárias. Muitos são os gestores que fazem reuniões para tudo, mesmo quando não existem pontos o suficiente para isso. O momento da reunião serve para traçar caminhos, pensar soluções em conjunto e delegar metas à equipe. E jamais use a reunião para criticar individualmente cada funcionário. Além de ser humilhante cria um clima de julgamento, o que pode gerar discussões e brigas desnecessárias.
-
Dê ao seu funcionário a melhor estrutura que puder
Uma das reclamações mais comuns dentro de empresas é “ele quer que eu faça isso, mas não compra o equipamento”. Ofereça a cada colaborador o melhor que você puder. Se não pode adquirir no momento, convide-o a pensar junto com você soluções para que a empresa consiga.
Por exemplo, é muito mais difícil exigir que a equipe de almoxarifado não erre se você faz com que eles registrem e controlem tudo manualmente, no papel. Um bom sistema de gestão pode ser a solução para isso. Além de diminuir os erros e as perdas de produtos, seus funcionários terão mais tempo e disposição para pensarem em melhorias para a empresa.