Para muita gente a economia não vai bem. O comércio é o primeiro a sentir a pressão da inflação e alta de juros. Chega um momento que não dá mais para segurar e o empresário acaba repassando os aumentos de custos para o consumidor, o que faz as vendas caírem significativamente. Resultado: muitas empresas cortam postos de emprego ou chegam até mesmo a fechar.
Para evitar um impacto muito grande na empresa e comprometer os resultados a curto e longo prazo há algumas coisas que você pode fazer. O objetivo precisar ser aumentar as vendas, não apenas manter-se como está.
Trabalhe seu mailing de forma estratégica e planejada
Sabe aquele papo de manter o cadastro de clientes atualizado? Então, é agora que você vai perceber a importância disso. Utilize seu mailing de forma inteligente, planejada e com objetivos definidos. Não se comunique com seus clientes atuais apenas para vender, mas também para mostrar valor no que vende. Prove para eles que seu produto é melhor que os outros no mercado.
Essencial x superficial
O essencial sempre vai manter as vendas. Supermercados, por exemplo, continuam com filas ainda que o país passe por crise financeira. Os primeiros gastos que as pessoas cortam são os superficiais: sapatos, bolsas, lanches, cosméticos, decoração etc. Se você trabalha com algo que não essencial seu desafio é fazer seu cliente enxergar um problema que tem e associar seu produto à solução, ou seja, ativar necessidade. Isso ficará mais fácil se você mantiver contato com ele, apresentando produtos e tornando o atendimento diferenciado e impecável.
Atendimento é tudo. Sério, é tudo mesmo!
Em época de crise o cliente fica mais indeciso. Ele precisar ter certeza de que o preço é o melhor, a marca é boa, a durabilidade é longa etc. Ou seja, atenção, paciência e informação são fundamentais para vender. O vendedor precisa ser atencioso, acompanhar o cliente e fazer as perguntas certas para dar o máximo de informações relevantes. O tratamento dos pequenos comerciantes é o mais próximo da perfeição neste caso: eles tratam os clientes pelo nome, sabem o que eles compraram anteriormente e conseguem oferecer o produto certo para a necessidade do cliente, não apenas para ganhar mais dinheiro.
Dê uma olhada no nosso post sobre o caminho para o sucesso dos seus colaboradores. Talvez ajude!
Mais para o mesmo
Essa é uma parte difícil no processo: vender mais para o mesmo cliente. Aumentar o ticket médio não é nada fácil, não é mesmo? Opte por mostrar vantagens na compra de mais de um produto ou serviço. Por exemplo: uma camisa sai por R$39,90, três saem por R$99.
Para isso organizar-se é a base da venda. Sem saber como anda seu estoque você não consegue precificar bem e nem dispôr de produtos suficientes para a demanda. Ou seja, você corre o risco de não vender por falta de produtos.
Uma solução bem simples é optar por um sistema de gestão que seja do tamanho da sua empresa.
*Adaptado de Pequenas Empresas Grandes Negócios