Em períodos de crise as vendas se tornam cada vez mais escassas. Os clientes evitam gastar dinheiro e isso faz com que as marcas disputem cada pedacinho do mercado. Todos buscam resultados que pelo menos cubram seus custos e criam formas cada vez mais competitivas de “capturar” os clientes. Portanto, nesse momento, vencer a concorrência é fundamental.
E você? Qual estratégia está usando para deixar a concorrência para traz?
Você está pronto para lutar essa batalha?
O primeiro ponto é saber tudo sobre sua empresa. Sim, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as informações sobre o seu negócio são mais importantes que a da concorrência. Boa parte dos clientes que você perde são resultado das suas fraquezas. Eles migram para o concorrente por entenderem que o serviço ou produto dele é melhor. Portanto, para vencer a concorrência é preciso autoconhecimento antes de qualquer coisa. Saber como anda seu atendimento, suas finanças, seu estoque, a relação com os fornecedores, seus investimento em comunicação e até o visual da sua marca é fundamental para compreender a relação dos seus clientes com você e seu concorrente.
Feito isso, podemos passar para os 4 pontos que consideramos importantes na batalha pelos clientes.
1. Conheça a concorrência
Conhecer seu adversário é fundamental para vencê-lo. No entanto, entenda que conhecer a concorrência não significa saber o nome e o endereço dela. Você precisará correr atrás de informações estratégicas como produtos e serviços oferecidos por ela e qualidade do atendimento. Igualmente, descubra tempo de existência, canais de comunicação, presença online, preços e margens de negociação. Além disso, não deixe para traz informações sobre fornecedores e parceiros, marcas oferecidas e profissionais chave que atuam na empresa. E para finalizar, conheça as vantagens e desvantagens da localização, sazonalidade e calendário de promoções etc.
Com o máximo de informações em mãos você entenderá todos os pontos positivos e negativos do concorrente e conseguirá traçar melhor sua estratégias.
2. Aprenda com os exemplos
Existem duas formas de aprender: errando e observando exemplos. Garantimos que a segunda opção é bem menos dolorosa. Portanto, estude o mercado e absorva os exemplos de sucesso. Veja de que forma pode aplicá-los ao seu negócio. Boas práticas, mesmo que não sejam criadas por você, podem ajudar no sucesso da sua empresa.
Da mesma forma, observe os exemplos ruins e evite cometer os mesmos erros. Veja onde outras empresas estão pecando e faça com que sua marca não faça a mesma coisa. Mostre aos seus concorrentes que você conhece as fraquezas deles e que subirá o nível da saudável competição em busca dos clientes.
3. Não entre na guerra de preços
Não existem vencedores nessa guerra. Para baixar preços constantemente as empresas pioram a qualidade de seus serviços e produtos, baixam a qualidade do atendimento e chegam a abrir mão de questões importantes para o cliente.
Uma vez que você confia no que vende, não precisa baixar o preço, mas mostrar que ele vale o preço que você pede. Com bom serviço ou produto, atendimento de alta qualidade e vantagens adicionais é possível vencer a concorrência. Ofereça vantagens como de pagamento ou garantia, pois o cliente vai perceber que está pagando um bom preço. Faça com que seu concorrente corra atrás de você na qualidade, não no preço.
4. Ética em primeiro lugar
Ser concorrente é conviver constantemente com um rival, mas isso não precisa se tornar uma guerra suja. A falta de ética na relação com os concorrentes é ruim para as marcas e deixa uma péssima sensação nos clientes. Portanto, para vencer a concorrência, não é preciso chegar aos extremos. Você não precisa chamar o concorrente para um churrasco no final de semana, mas também não precisa destruí-lo a qualquer preço.
Além disso, fique atento às oportunidades! Existem vários cases de concorrentes que se tornaram parceiros. Sua empresa não é boa em tudo e nem a outra. Certamente, uma parceria saudável pode trazer vantagens para ambas as marcas.