Plano de negócios: seu braço direito!

O plano de negócios é o verdadeiro braço direito do empreendedor, pois é fundamental na definição de aspectos básicos para a empresa. Através dele é possível decidir como será seu formato, seus principais concorrentes e seus diferenciais no segmento escolhido. Dessa forma, será possível analisar e criar estratégias relacionadas  às vantagens apresentadas em relação à concorrência. É possível avaliar e definir também, quais são os produtos e serviços que serão ofertados, com suas fortalezas e fraquezas.

No entanto, muitas instituições que fecham as suas portas para o mercado pela falta de um plano de negócios bem elaborado. Por isso, fique atente e construa o seu. Veja a seguir alguns aspectos importantes na elaboração de um plano de negócios de qualidade. Vamos conhecê-los!

1. Estabelecer metas e objetivos (geral e específicos)

Quais são as principais metas com o plano de negócios?

Um grande erro de empresas, de todos os portes e segmentos, é achar que o plano de negócios poderá salvá-las de qualquer coisa! No entanto, isso não é verdade, pois pode surgir momentos de crises ou fases de dificuldade geradas por qualquer razão. E é exatamente por conta disso que estabelecer metas e objetivos (tanto gerais como específicos) se torna fundamental. Desde o início, ele deve ser elaborado com base nas principais fraquezas e aspectos ainda ‘falhos’ da empresa. Essa identificação é o que fará com que o empreendedor esteja preparado para enfrentar determinados ‘problemas’.

2. Monitorar o fluxo de competência (faturamento e dívidas para os meses futuros) e a concorrência

No desenvolvimento do plano de negócios, muitas são as empresas que pesquisam a concorrência  e o próprio fluxo de competência. No entanto, isso é feito apenas no início do planejamento, o que é um grande erro.

Monitorar o faturamento da instituição, o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber constantemente, é fundamental. Isso evitará, por exemplo, que a empresa seja surpreendida com uma quebra de uma hora para a outra. Esse monitoramento, inclusive, é o que evitará que ela enfrente uma crise não esperada.

E o mesmo serve também para a concorrência: é necessário manter um acompanhamento constante sobre os seus principais ‘adversários’ no mercado. Isso porque eles podem ter inovado, criado novos produtos, serviços, diferenciados métodos de atendimento. E para sobreviver, sua empresa deverá seguir, no mínimo, o mesmo ritmo de crescimento. Fique atento!

3. Como o empreendedor deseja que sua marca seja percebida pelos seus clientes

Como você quer que a sua marca seja vista pelo público consumidor? E como é que ela será lembrada? Pois é, o planejamento de identidade e imagem já no plano de negócios é um grande aliado para bons resultados de visibilidade.

Vamos imaginar que uma empresa no segmento de alimentos natural, que tem como público alvo indivíduos que praticam atividades físicas, queira criar no seu público identificação com um estilo de vida saudável, por exemplo. Para que isso seja possível, é preciso estabelecer como será esse vínculo já no desenvolvimento de seu plano de negócios. Como? Por meio de ações de marketing digital, campanhas, parcerias exclusivas, promoções, e outras estratégias que se tornem viáveis para o negócio e igualmente atrativas para o público em questão.

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