A importância do funil de vendas para o seu negócio!

Será que em algum momento você já se deu conta de que gerir os seus clientes é algo muito além de manter o cadastros atualizados? A administração deles deve ser algo que consista, basicamente, num relacionamento que perdure ao longo do tempo. Por isso, você precisa conhecer o Funil de Vendas. Ele é a base para aproveitar ao máximo os contatos dentro do seu negócio e gerar mais oportunidades!

O fluxo no funil de vendas

Pense numa estrada. Pensou? Ela existe para conectar dois pontos, certo? E quando você passa por ela, você sabe onde irá chegar. Essa é exatamente a mesma função do funil de vendas. Ele permite conduzir os leads, a fim de fazê-los atravessar todos os estágios até a finalização da compra e fidelizados.

Dessa forma, além de facilitar o percurso dos clientes em potenciais, você não precisará se esforçar para conquistar leads. Provavelmente, eles chegarão até você no momento em que for mais oportuno.

Educar para conquistar – Entenda o funil de vendas

Usando o mesmo exemplo da estrada, se houver placas orientando você no caminho, será mais fácil chegar ao destino. Assim sendo, a nutrição de leads com informações relevantes e que sirvam não só para conseguir despertar o interesse, mas cheguem até o final da conversão.

A nutrição é feita de acordo com os estágios que cada um dos contatos está, podendo ser no início, meio e fim. O certo é desenvolver cada uma dessas fases através de conteúdos próprios. Elas devem servir de base para o seu cliente aprender e fidelizar ainda mais com você. Deve ajudá-lo também a tomar decisões sem que haja a interferência de alguma pessoa.

Dessa forma, para facilitar, divida o seu funil em quatro partes: Descoberta e Aprendizado, Reconhecimento do Problema, Consideração do Problema e por fim, avaliação e compra. Vamos ver cada uma delas.

Descoberta e Aprendizado

Quando um lead descobre que tem um problema, ele vai em busca de soluções. Uma mulher, por exemplo, quer sair e não encontra algo para vestir, não sabe o que usar. Ela vai em busca de locais que tenham solução que ela precisa. Desta forma, ela descobre seu estabelecimento e aprende sobre ele.

Reconhecimento do Problema

Nesse estágio, ela sabe que tem o problema e já sabe qual é, mas continua na busca para conseguir resolvê-lo. Seguindo o mesmo exemplo, a mulher já sabe que é o sapato, mas ela não tem nada que combine com o vestido. Sabendo disso, ela continua na busca por locais que ofereçam o que ela precisa.

Consideração de Soluções

Ele continua na busca de soluções e como você se manteve presente por todo o processo, certamente ele não se esquecerá disso. No caso, a nossa mulher, que já leu alguma notícia sua e se interessou, vai à pesquisa e conhece os seus sapatos, se identifica com eles, com a forma abordada e se sente acolhida.

Avaliação e compra

Aqui, o que determinará você ser escolhido é oferecer um bom produto/serviço. Dessa forma, a mulher não terá dúvidas em comprar o produto ofertado por você.

Mantendo a conversão do funil de vendas

Se você acha que a finalidade do funil de vendas acabou por aí, está enganado. Depois de feita a venda, você não poderá mais perdê-lo de vista. A melhor forma de fazer isso é continuando, sempre, a nutrição dos leads. Agora que ele já conhece as soluções que a sua empresa propõe, basta mostrar que a integração das mesmas é ainda mais benéfica.

 

Voltando para a nossa estrada, imagine que você já levou o seu cliente ao destino final e mostrou os pontos turísticos a ele. Mas será que é só isso que você pode fazer para ele? Não há nada mais interessante? O que há nesses locais interessantes? Pensando assim, você conseguirá manter o relacionamento com eles após a compra, levando-os a comprar mais vezes.

 

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