Auxiliando no desenvolvimento estratégico

As ações de marketing não se limitam a fazer propaganda ou estimular vendas, embora também tenham relação com isso. Elas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento estratégico da empresa. Esse processo é essencial para que a organização conquiste o posicionamento de mercado desejado e os seus demais objetivos.

Leia abaixo algumas dicas de marketing pensadas especialmente para aprimorar o planejamento estratégico da empresa. Elas podem ser aplicadas a quaisquer segmentos e portes:

Conheça o seu público-alvo

A segmentação do público é uma grande tendência de marketing atualmente. Os consumidores estão mais exigentes, priorizando marcas que satisfaçam necessidades cada vez mais individuais. Sendo assim, a empresa que seleciona um grupo específico para atender, consegue fazer isso com mais eficiência. A segmentação pode ser feita por sexo, idade, região, classe social, comportamento, estilo de vida, fase da vida e uma série de outros critérios.

Segmentar também ajuda o empresário a conhecer melhor o seu público, pois é como se ele tivesse uma identidade. Por exemplo: “meu consumidor são jovens de 17 a 25 anos que estão cursando a faculdade pela primeira vez”. E a consequência é o desenvolvimento de produtos, serviços e políticas de vendas mais específicas para esse cliente.

Portanto, aqui temos dois aspectos: trabalhar com públicos segmentados e investir em levantamentos que mostrem, com a maior precisão possível, quem é o consumidor que a empresa está atendendo.

Tenha controle dos clientes e vendas

Mantenha planilhas atualizadas, nas quais seja mais fácil visualizar o crescimento (ou diminuição) do número de clientes e a receita gerada com as vendas. Essa é uma dica que traz vários benefício. Ajuda os empresários a perceberem se as estratégias para conquistar novos clientes estão sendo eficientes; se as ações voltadas à fidelização desses clientes estão trazendo resultados; se as táticas de vendas precisam ou não ser melhoradas; se a taxa de conversão de leads está satisfatória (no caso de quem vende também nos meios digitais) e uma série de outras informações.

 Preze pelo relacionamento

Isso vai desde o cliente até o fornecedor, passando por todos os parceiros possíveis da empresa, mas o foco aqui será o cliente. Acredite que uma pessoa pode deixar de comprar se não for bem atendida, porque isso faz parte da satisfação da sua necessidade. Por isso, todos os departamentos que têm contato com o público devem ser treinados para administrar bem essa relação.

Uma dica valiosa é investir no pós-venda, ou seja, entrar em contato com o cliente alguns dias depois da aquisição dele para perguntar se ele ficou satisfeito com o produto ou serviço, se tem dúvidas, críticas ou sugestões.

• Invista em publicidade e propaganda

Seguindo a máxima “quem não é visto não é lembrado”, fica aqui esse último conselho! Empresas que conhecem bem os seus clientes, sabem quais são os melhores suportes para realizar campanhas de publicidade e propaganda, de modo que atinjam as pessoas certas, com verdadeiro potencial de compra.

Não se esqueça de investir em publicidade na internet!

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