Como aumentar as vendas em períodos de sazonalidade.

Aumentar as vendas de alguns produtos pode parecer difícil, pois assim como as estações do ano, eles passam por períodos de sazonalidade. Isso significa que eles vendem mais ou menos de acordo com determinados períodos. Para entender melhor, vamos usar como exemplo as lojas de biquínis. Elas, com certeza, vendem mais durante o verão e menos durante o inverno. O mesmo acontece, por exemplo, com um restaurante que serve fondues. Neste caso, ele terá mais clientes nos períodos de frio.

Além esta sazonalidade ligada às estações do ano, ocorrem também os picos de vendas relacionados às datas comemorativas. Entre elas estão o natal, o dia dos namorados, das mães e dos pais. Há ainda outros eventos maiores, como Copas e Olimpíadas, que acontecem de quatro em quatro anos. Portanto, sazonalidade em vendas é algo normal, mas que exige planejamento.

Dicas para aumentar as vendas de produtos sazonais.

Dica 1: Entenda a sazonalidade do produto.

A principal dica para aumentar as vendas de produtos sazonais é entender a sazonalidade do produto que se tem em mãos. Isso ajudará a direcionar corretamente os recursos e aproveitar os picos de vendas. Isso possibilitará, também, analisar e entender melhor seu cliente atual e conquistar novos. Desta forma, será possível definir estratégias, inclusive para aqueles casos onde o cliente só compra de você em determinados momentos. Tudo isso auxiliará na manutenção da sustentabilidade financeira por todo o ano.

Dica 2 – Planeje os investimentos.

Planeje muito bem os investimentos da sua marca. Aproveite períodos de vendas mais baixas para definir estratégias, como dar descontos. Isso é possível fazendo parcerias e buscando descontos com seu fornecedor. No caso dos biquínis, por exemplo, o fornecedor de lycra pode estar com vendas em baixa no mesmo período que você. Sendo assim, peça descontos ou faça uma venda com preços mais baixos para seus clientes.

Pensando em casos onde existem poucos meses de sazonalidade negativa, trabalhe mais nos meses de alta a fim de lucrar mais. Desta forma, os meses de vendas em baixa poderá ser usado mais para planejamento estratégico e promoções.

Dica 3 – Inove

Venda produtos diferentes durante os períodos de baixa. Um exemplo são as sorveterias, que têm quedas nas vendas nos meses de inverno. Nestes casos, é possível incluir um cardápio diferenciado como petit gateaus, brownies, chocolates quentes, etc. Além de ser algo simples de fazer, traz o consumidor de volta para seu estabelecimento.

Outro exemplo são bares que são especialistas em cervejas e bebidas bem geladas. Eles podem, por exemplo, oferecer cartas de vinhos, bebidas e coquetéis quentes em períodos de baixa temperatura. Da mesma forma, o cardápio também pode ser adaptado, oferecendo caldos, pães, queijos e outros produtos específicos para esta época. Como resultado, você manterá sua clientela e abrirá para um novo público que ainda não conhece seu estabelecimento.

Dica 4 – Comunique-se com seus cliente.

O bom relacionamento com os seus clientes pode ajudar também em épocas de baixa. Portanto, comunique-se ativamente com ele. Uma das formas de fazer isso é mantendo ativas suas redes sociais e mídias digitais. A fim de manter seus clientes engajados través delas, realize promoções e faça divulgações. Uma boa forma de fazer isso é contratando empresas de comunicação especialistas em marketing digital. Certamente, elas não só garantem sua projeção nas redes de forma estratégica, como te ajudam a alcançar novos clientes.

 

Siga nossas dicas! Sazonalidade só é um problema quando não há planejamento!

Deixe um comentário