4 Passos para criar uma cultura perfeita na sua empresa

O conceito de cultura organizacional já não pertence apenas a grandes empresas e passa a ser usado também por pequenos e médios negócios. Uma cultura organizacional bem estruturada pode aumentar a produtividade, incentivar a harmonia entre os membros da equipe, melhorar o atendimento ao cliente e promover o bem estar dos funcionários.

A ideia pode ser implementada por empreendedores desde o começo de uma empresa. Isso permite que os funcionários vistam a camisa da marca e promovam o negócio, trabalhando a cada hora com satisfação e alegria. Algumas dicas básicas permitem implementar esse conceito facilmente.

  1. Qual é o seu propósito? Seus funcionários sabem disso?

Una a equipe na busca de um propósito maior do que apenas cumprir carga horária. Quando todos estão envolvidos na busca pelos mesmos objetivos, o trabalho flui melhor e não será alterado pela mudança de chefia ou algo assim. Inclua os funcionários da empresa na busca pelo mesmo propósito, tenha isso como base da cultura organizacional.

  1. Cultura também deve ser levada em conta na hora de uma aquisição

Ao adquirir um negócio ou uma franquia, é importante lembrar que já existe uma cultura organizacional implementada na equipe. Procure conhecer quais são os valores propagados e se os objetivos estão em harmonia com os seus. Mudanças muito grandes podem não funcionar tão bem e mudar toda a equipe nem sempre é uma boa opção. Acrescente suas visões de cultura organizacional aos poucos e esteja aberto a ouvir e entender o funcionamento ao qual a equipe já está acostumada.

Empresas como Apple e Google são famosas por uma cultura organizacional única e criativa. Busque inspiração em modelos empresarias de sucesso e os adapte às demandas exclusivas do seu negócio. Teste ideias e escute sugestões dos funcionários.

A cultura organizacional será formada ao longo do tempo e pode ser alterada conforme as situações mudem. Trate bem cada membro da equipe e seja um líder que guia por meio de exemplos. A comunicação deve ser a base para a criação de valores da cultura organizacional.

  1. Tudo começa na contratação

Busque profissionais que estejam de acordo com a visão da empresa. Caso o funcionário encare o trabalho como algo provisório, por exemplo, ele verá suas horas como obrigação e não se dedicará tão bem quanto um profissional que é apaixonado pela sua função. Tudo isso deve ser esclarecido no momento da entrevista. Pergunte o que for necessário e apresente o que a empresa espera do profissional que ocupar o cargo em questão. O objetivo é alinhar os interesses de ambos os lados, sempre em busca dos melhores resultados.

  1. A cultura também pode ser mudada pelas situações

Eventos internos ou até mesmo externos podem demandar mudanças na cultura organizacional. Um grande exemplo disso são os momentos de crise econômica. Pode ser preciso rever alguns conceitos e fazer alterações, ainda que momentâneas. Novamente, é fundamental incluir a equipe nesse processo e explicar tudo de forma clara e objetiva. Quando os funcionários entendem os motivos das mudanças eles respeitam a decisão da empresa e se unem mesmo nos momentos de dificuldade.

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