Como diminuir os impactos das férias no volume de vendas

Com a chegada do final do ano, é comum que a maioria dos consumidores entrem de férias e deixem de consumir com tanta frequência. Consequentemente, muitas empresas acabam se sentindo abandonadas nessa época do ano. Esse abandono gera certa preocupação e dúvida, pois alguns questionam se os clientes encontraram outra opção.

Diante desse cenário, é importante não se preocupar. Saber dessa tendência e conseguir compreendê-la, é fundamental para se manter em paz e tomar as decisões corretas. Além disso, é preciso ter em mente que esse fenômeno irá acontecer todo ano e é necessário se preparar para ele.

Definir estratégias para minimizar impactos.

Quem entra de férias não quer ser incomodado. Por isso, é importante definir estratégias para que seus clientes não se esqueçam de você e de sua empresa neste período. Dessa forma,  eles voltarão a consumir e frequentar seus negócios assim que o período de descanso chegar ao fim.

O que você precisa ter em mente, é que o número de comunicados e propagandas neste período deve ser menor do que no restante do ano. Não há nada mais chato do que estar de férias e ficar recebendo, a todo o momento, anúncios publicitários. Isso, além de ser um extremo incômodo, causará irritação, fazendo com que o cliente busque outra opção no início do ano. Portanto, mantenha o controle e o bom senso.

1. Festividades de fim de ano

Uma boa estratégia é aproveitar as festividades de fim de ano para enviar mensagens de felicitações e agradecimento. Portanto, se for possível, envie brindes ou presentes com sua marca registrada neles. Não se esqueça de inovar. Veja que está sendo praticado pelo mercado no momento e invista nisso.

Caso não seja possível, crie cartões e material impresso personalizado, desejando feliz natal e boas festas.  Seja qual for o material escolhido, agradeça pela parceria, preferência e confiança em sua empresa. Apesar de parecer muito simples, esse tipo de comunicado é bastante eficiente.

Mas não se esqueça de estender esta lembrança a outros profissionais que te atendem e estão ligados ao cliente. Exemplos clássicos são as secretárias, recepcionistas, auxiliares ou outro profissional que também se relaciona com você.

2. Análise anual e definição de novas metas e objetivos

Todo final de ciclo ou etapa é uma oportunidade de fazer um balanço, uma análise, uma auto avaliação. Por isso, aproveite este período de pouco movimento para analisar tudo o que foi feito durante o ano. Assim sendo, verifique quais ações deram certo e trouxeram resultados positivos, e potencialize-as, aprimore e aperfeiçoe estas ações. Da mesma forma, analise aquelas que não trouxeram os resultados esperados e faça correções. Defina novas metas, novas estratégias e novas metodologias de trabalho.

Lembre-se que o mercado evolui rapidamente! Portanto, os clientes, apesar de já conhecerem sua marca, esperam inovação. Fique atento às novas tendência e novidades para seu segmento e invista em inovação. Comece o ano com o pé direito.

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