O início de ano é promissor, mas também preocupante. É uma nova chance de fazer as coisas boas e ao mesmo tempo um monte de problemas surgem. ´E nesta época que vêm as maiores contas a pagar, renovação de estoque, planejamento. É hora de esquecer o réveillon e pensar em como ganhar dinheiro nos próximos 365 dias.
Planeje antes para acertar depois
Comece colocando no papel todas as ações e metas que você deseja realizar. Sabendo quando, porque e como fazer fica muito mais fácil identificar passos iniciais e definir claramente as metas. Organize e descreva tudo: divulgação, embalagens, promoções e datas comemorativas, fluxo de caixa e recebimentos. Quanto mais planejado for o ano da sua empresa maiores as chances de alcançar os objetivos e menor a probabilidade de gastos desnecessários.
Adiante pagamentos
Parte do dinheiro que sai da sua empresa (e da sua casa) é para pagar juros. O recebedor quer que você o pague e em alguns casos cria formas de incentivá-lo. Um exemplo são o IPTU e o IPVA, que chegam a dar bons descontos quando quitados à vista, sem parcelar.
Procure se informar com seus fornecedores e com os órgãos públicos sobre as vantagens do pagamento à vista. Às vezes vale a pena apertar o cinto um pouco, pagar tudo no início do ano e reverter os descontos recebidos em investimentos para a empresa. Evitar pagar juros e multas é, também, uma forma de ganhar dinheiro.
Avalie sua empresa TODOS os dias
O sucesso de uma empresa está intimamente ligado ao conhecimento que o proprietário tem dela. Não seja preguiçoso e avalie sua empresa dia a dia. Alimente suas planilhas de vendas pelo menos uma vez por semana, consulte o histórico do mês nos anos anteriores e converse com seus fornecedores e clientes constantemente. Isso o ajudará a prever quedas e aumentos na receita possibilitando investimentos mais certeiros em estratégias comerciais, divulgação e inovação. Com isso, será mais fácil ganhar dinheiro durante todo o tempo, aumentar seus lucros sem dores de cabeça.
Invista em divulgação
As pessoas só chegarão à sua empresa de duas formas: serviço ou produto excelentes e publicidade. Portanto, se você já garante o primeiro, preocupe-se com o segundo. Procure meios de divulgação que não sejam apenas baratos, mas eficiente em atingir seu público. Um bom meio são as redes sociais, desde que alimente as profissionalmente, regularmente e com conteúdos relevantes para que os vê. Mas não deixe de consultar uma agência ou profissional de marketing digital. Eles podem te ajudar a definir uma estratégia de divulgação para captação de novos negócios.
Organize de verdade seu estoque
Se você trata o estoque apenas como um monte de prateleiras onde empilha coisas, isso é um problema! Antes de tudo, o estoque da sua empresa é onde se guarda o seu produto, aquilo que faz as pessoas irem até você. Cuide para que sua empresa possa oferecer todos os produtos possíveis, principalmente para o pós-venda de fim de ano(já falamos sobre isso aqui). Um aliado poderoso para isso é um sistema de gestão completo.