Os 4 maiores erros na gestão de estoque

Já falamos sobre o que você precisa fazer já no início de 2016 para que o ano da sua empresa seja perfeito. Confira neste artigo, quatro erros na gestão de estoque que você NÃO cometer. Com mudanças simples e a ajuda certa você terá um fim de ano mais lucrativo. 

 

Ter medo de fazer mudanças

Sabe aquele custo desnecessário que você tem por preguiça (ou covardia) de fazer mudanças? Pois é, se continuar desse jeito 2016 não será melhor que 2015…

Analise criteriosamente os gastos da sua empresa, encontre os gastos desnecessários e faça as mudanças que precisam ser feitas! Da mesma forma, reveja seus processos internos e sua logística. Sempre há um detalhe que pode ser ajustado para otimizar processos ou diminuir desperdícios. Ao fazer isso, você evitará cometer erros na gestão de estoque muito comuns para empresas que não fazem esta análise.

 

Não prever reajustes e atrasos com fornecedores

Toda empresa já cometeu ou vai cometer essa falha. O pedido é feito em cima da hora sabendo que o fornecedor não pode entregá-lo no prazo exigido. Ainda assim, o fornecedor aceita o prazo sabendo que não vai cumpri-lo. Então, já passou da hora de parar com isso! Essa relação ruim entre empresas causa sérios problemas na cadeia de compra e venda e compromete sua oferta para o mercado, a chamada ruptura de mercadorias.

Se você não se planejar, a ruptura vai acontecer. E sempre tenha fornecedores que cumprem prazos. Juntando esses dois pontos sua relação com os fornecedores e parceiros será vantajosa e lucrativa.

 

Não monitorar a sazonalidade

Não é na semana de Natal que você vai contratar mais vendedores. Nem é na semana de Páscoa que uma fábrica de chocolate vai aumentar a produção. Por isso, monitorar a sazonalidade é prever com base em dados estatísticos o que acontecerá em um determinado período do ano. Dessa forma, você poderá fazer os pedidos dentro de prazos executáveis, contratará profissionais específicos para uma demanda ou fechará vendas antes dos concorrentes.

 

Esquecer os itens básicos

O básico SEMPRE vende. Portanto,  ter esses produtos é fundamental para uma empresa, já que eles representam em média 80% do faturamento. Por isso, não se esqueça de manter um estoque permanente de itens básicos.

 

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