É certo que há uma elevação do consumo durante as vendas de natal . No entanto, sabemos que o volume de compras está sujeito às flutuações do mercado como em qualquer época do ano. Portanto, em tempos de crise é preciso reduzir os riscos de perda de capital e realizar um planejamento detalhado com meses de antecedência, principalmente no caso de redes varejistas.natal
Veja algumas dicas que te ajudarão a deixar o estoque em dia para as vendas de natal.
Planejamento é tudo!
A preparação para as vendas de Natal deve começar logo após o término de agosto. A partir desse mês há dados suficientes para fazer as previsões de vendas. Certifique-se de fazer planejamento envolvendo a estratificação do volume por mercado, marca e tipo de produto. Essa divisão é necessária, pois é preciso conceber o número de itens a serem fabricados ou comprados.
1. Levante dados econômicos
A previsão dos dados econômicos deve ser uma das primeiras a serem feitas, pois é preciso analisar um grande volume de dados. Neste processo, é feita uma comparação entre o ano corrente e a situação macroeconômica dos anos atuais.
Para uma previsão mais completa, é preciso buscar dados demográficos dos consumidores brasileiros e os aspectos sociais e econômicos de onde vivem. Dessa forma, é possível saber como anda o poder de compra da população, principalmente da camada que subiu à classe C.
2. Levante dados internos
Para calcular o aumento das vendas de natal é preciso recorrer aos dados históricos das vendas. Eles possibilitam a quantificação da elevação dos negócios. Além de ser feito nesta época, esse método pode ser usado para outras datas sazonais como o carnaval, a páscoa, o dia das mães, etc.
A equipe responsável pelo planejamento deve levantar todos esses dados e unificá-los com as informações das áreas de vendas e produção. Como resultado deste levantamento de informações, é possível determinar um número, uma meta para o natal. Contudo, para que este número seja alcançado, todas as áreas da empresa devem trabalhar em torno dele.
3. Negocie com fornecedores
Com o número do volume de produção ou vendas nas mãos, iniciam-se as negociações com os fornecedores. Estas trazem melhores resultados quando o planejamento é feito com antecedência. De fato, quem chega antes, incluindo os concorrentes, consegue negociar melhor, pois terá os melhores preços e as melhores formas de entrega para seu negócio.
4. Organize-se internamente
É preciso, então, começar a organização interna das lojas. O planejamento nesse quesito envolve:
- A escolha da data para iniciar promoções e descontos.
- A escolha da data para iniciar a estratégia de anúncios e divulgação.
- A organização interna para acomodação das demandas para o natal.
O espaço no estoque deve ser dividido por fluxo de vendas. Por exemplo, os produtos que mais sairão, com base na previsão das vendas, deverão ter mais espaço. Para isso, utilizam-se os dados obtidos no levantamento de informações sobre o histórico e quotas de vendas.
5. Monitore estoque e resultados
A esta altura o planejamento está completamente feito, mas é preciso realizar o acompanhamento até a data do natal. Por isso, o monitoramento do fluxo no estoque e nas vendas é útil para realizar as mudanças no volume de pedidos. Assim, é possível garantir que a empresa lucre de acordo com os resultados esperados.