Como prever demandas por produtos

Prever demandas de produtos para vendas é um dos métodos mais eficientes de uma gestão bem-sucedida. Com a previsão correta, o gestor não corre risco de estocar produtos jamais serão vendidos, ou que demorarão mais para vender. No caso de produtos perecíveis ou com prazo de validade médio, o prejuízo é ainda maior. Mas não se engane. Produtos com validade longa também podem trazer perdas, pois tomam o espaço de outros que poderiam ser facilmente vendidos. Isso prejudica o aumentando do fluxo de caixa e o lucro.

Mas, lembre-se: previsões  errada para menos também são um grande problema. Afinal, nestes casos, perdem-se oportunidades excelentes de venda de atender clientes novos que poderiam ser fidelizados.

Mas como prever a demanda de produtos correta e não perder dinheiro?

Existem alguns métodos e, obviamente, cada negócio faz seus aprimoramentos até chegar à forma ideal. O mais utilizado é a previsão baseada no passado. Ou seja, a empresa analisa a demanda de produtos vendidos no mesmo período do ano passado e provisiona seus estoques com a mesma quantidade.

Nos casos de campanhas ou formas de aumentar as vendas, é preciso adicionar ao estoque a quantidade desejada para o crescimento. Por exemplo, o gestor solicitou que seus vendedores aumentem em 10% as vendas de um determinado item. Ele investiu em publicidade e descontos para que a campanha seja um sucesso. Neste caso, o provisionamento deve ser igual ao do ano anterior somado de 10%.

Método Delphi

Quando não há tempo passado para comparar, utilize outro método, conhecido como Delphi. Nele, os especialistas da empresa (vendedores experientes, diretores, consultores e até fornecedores) farão uma análise e pesquisa de mercado. Dessa forma, eles serão capazes de informar às quantidades que acreditam que serão vendidas. Assim, faz-se uma média e o estoque é feito com a quantidade encontrada.

Outros métodos

Há ainda formas de fazer previsões focadas somente na força de vendas, quando cada vendedor, depois de analisar seu desempenho, diz quanto acredita vender no período em questão. Por último, é possível ainda fazer uma pesquisa diretamente com os clientes, onde cada um indica qual quantidade de determinado produto deve comprar para o próximo período.

 

Parece difícil, não é? Por isso que queremos te ajudar com um sistema completo, pronto para auxiliá-lo a prever demandas. Entre em contato com a gente e descubra as vantagens de ter um sistema MV no gerenciamento da sua empresa.

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