Como vender seu carro usado em até uma hora e meia!

Já pensou vender seu carro usado em até uma hora e meia e eliminar a peregrinação por concessionárias em busca do melhor preço? A start-up InstaCarro promete Isso!

A empresa iniciou suas atividades em dezembro de 2015, com aporte de US$ 3,5 milhões (mais de R$ 12 milhões) de um grupo de investidores. Se modelo de negócio é inspirado em empresas estrangeiras, como a russa CarPrice, a americana We Buy Any Car e a europeia Auto1. Ela funciona apenas em São Paulo e conta com cerca de 450 concessionárias parceiras cadastradas, que compram os veículos.

Como funciona

O usuário entra no site, informa os dados do veículo que deseja vender (marca, modelo e ano) e recebe uma cotação de acordo com o histórico pago pelas concessionárias. Depois disso, se tiver interesse, ele agenda uma inspeção no ponto InstaCarro, no Itaim Bibi.

A inspeção dura 30 minutos e verifica 150 pontos do veículo. São avaliados pintura, motor, estofamento, funcionamento do painel e luzes. Depois disso, o carro e suas características são inseridos em uma plataforma online, e as concessionárias interessadas começam a dar lances.

Dinheiro na hora

O leilão acontece enquanto o usuário ainda está no ponto de inspeção da InstaCarro. Dessa forma, se o vendedor aceitar alguma das ofertas, ele vai até o cartório assinar o documento de transferência. Depois que isso for feito, retorna com ele até o ponto da empresa e sai de lá com o valor depositado em sua conta. Quem faz o pagamento é a InstaCarro que. Posteriormente, a empresa cobra da concessionária e recebe comissão sobre a transação.

Segundo a empresa, não há nenhum custo para o vendedor, mesmo que ele desista da transação.

“O processo é eficiente porque a avaliação é padronizada e as concessionárias confiam”, afirma Diego Fischer, um dos fundadores.

Com isso, a start-up não interfere nos valores oferecidos pelas lojas para a compra do veículo, que, geralmente, são de 20% a 35% mais baixos que os da tabela Fipe.

“Quando a loja compra um veículo, ela não sabe quando vai vendê-lo nem por quanto. Além disso, ela precisa dar garantia sobre o câmbio e o motor e ter sua margem de lucro. A plataforma ajuda lojas que já têm comprador para determinado veículo, funcionando como um estoque virtual. São elas que pagam os melhores preços.”

Não vale para carros de luxo e de colecionador

A empresa não divulga quantas transações realiza, mas afirma encontrar compradores para 95% dos carros anunciados. Segundo eles, os modelos precisam ser acima do ano 2000 e não podem ser de luxo. Por isso, não são comercializados carros, como Ferrari ou Porsche, nem de colecionador. “Esses são mais difíceis de vender, leva mais tempo”, diz o sócio.

Há planos de abrir outros pontos de inspeção em São Paulo e também de expandir para outras cidades, mas sem prazo definido.

Prazo de venda e avaliação são pontos sensíveis

Para o professor especializado em start-ups, Onófrio Notarnicola Filho, da Faculdade Impacta Tecnologia, este modelo de negócio é interessante e útil.

“O brasileiro deixa tudo para a última hora, inclusive na hora de vender seu carro usado. Vai ajudar as pessoas que precisam de dinheiro rápido e as concessionárias, que poderão ter estoques menores.”

Segundo ele, os pontos sensíveis do negócio são a promessa de venda em até uma hora e meia, que precisa ser cumprida, e a avaliação do veículo.

“É necessário ter e acompanhar indicadores para saber se o tempo prometido de venda está sendo cumprido. A empresa também pode ter problemas se houver falhas na avaliação do carro. Portanto, precisa de atenção a isso. De acordo com ele, a área jurídica precisa ser ágil e atualizada para resolver eventuais questões”.

Onde encontrar:

InstaCarro: www.instacarro.com

Larissa Coldibeli
Colaboração para o UOL, em São Paulo – 

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