Puxado pela melhora tanto nas condições atuais quanto nas expectativas, o Índice de Confiança da Indústria subiu 1,3 ponto na apuração prévia de maio, informa a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, o indicador foi de 77,5 pontos para 78,8 pontos, o maior nível desde março de 2015. Se confirmada na apuração final, esta será a terceira alta consecutiva da confiança. Em abril, o índice subiu 2,4 pontos e, em março, 0,4 ponto.
Na comparação com maio de 2015, o indicador aumentou 1,6 ponto. É a primeira vez em pelo menos seis meses que ocorre alta do ICI na comparação anual.
A alta do índice na prévia de maio foi determinada principalmente pela melhora do Índice da Situação Atual (ISA), que apresentou em maio a terceira alta consecutiva, ao avançar 1,9 pontos, para 81,7 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2015. O Índice de Expectativas (IE) também subiu em maio, 0,7 ponto, para 76,3 pontos.
Apesar dos dados positivos na confiança, a indústria estaria mais ociosa em maio. Após avançar 0,6 ponto percentual em abril, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) caiu 0,4 ponto em maio, para 73,9%.
Em maio, a sondagem da indústria de transformação da FGV consultou 782 empresas entre os dias 2 e 18 do mês.
Fonte: UOL