Corra! Assassinos silenciosos da sua empresa podem te pegar! (PARTE 2)

No primeiro post falamos sobre dois assassinos silenciosos da sua empresa, a reunião sem objetivo e a falta de inovação. Agora, vamos apresentar novos personagens que você precisa evitar ao máximo.

O VAMPIRO: funcionário problema

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Sem essa de vampiro que brilha no sol ou fica correndo na floresta. Eles são cruéis e se aproximam aos poucos, te conquistando e mostrando que são importantes. Mas o que querem é sugar o máximo da sua empresa até transformá-la em um morto vivo!

O funcionário problemático é um dos assassinos silenciosos da sua empresa. Ele vai consumindo sua empresa aos poucos. Ele fecha a cara para tudo, não atende bem os clientes e boicota sua empresa sempre que puder. Se isso fizesse mal apenas à carreira dele não seria um problema tão grande para você, mas eles afetam a imagem da sua marca. Um atendimento ruim gera reclamação em redes sociais e órgãos de defesa do consumidor que atacam a sua empresa, não o funcionário.

Entretanto, antes de decisões mais duras, analise devagar e com paciência. Primeiramente, converse com a equipe e você encontrará os funcionários que afetam a empresa. Da mesma forma,  fique atento ao cliente. Ele é o termômetro mais importante e pode ser o herói que vai te mostrar quem está sugando as energias do seu negócio.

 

O PSICOPATA: o cliente nocivo

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O psicopata te segue. Ele precisa de você e te faz confiar nele. O que você não sabe é que ele vai te pegar, te destruir e depois pegar outra empresa, e outra, e outra…

Todo empresário conhece e aplica a frase “o cliente tem sempre razão”. No entanto, o que a maioria deles não entende é que essa razão tem limite. Por isso, eles são mais um dos assassinos silenciosos da sua empresa.

No comércio é mais fácil limitar isso. Nele, os preços e descontos são claros e os produtos estão definidos em modelos, cores, tamanhos etc. Na área de serviços é mais complicado. As empresas vivem de contratos. Sabendo disso o cliente vai pedir um “a mais”, um favorzinho ali, outro aqui. O risco da sua empresa fechar no vermelho por conta de demandas que não são previstas é grande e o sabe o que o cliente pensa disso?

“Não é problema meu. Vocês precisam de mim e quero que seja assim.”

A melhor forma de evitar esse problema é construir uma relação sincera com seu cliente. Deixe claro sempre que tudo que sua empresa faz tem custo para você e esteja sempre aberto a negociar condições melhores para ele, mas sem se prejudicar. Você precisa dele, mas ele também precisa de você.

Esperamos que você não encontre esses assassinos dentro da sua empresa. Mas se encontrar, enfrente-os!

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