Fazer reformas no ponto de vendas não é tarefa das mais simples. No entanto, tudo é possível e fica mais fácil quando há planejamento. Sem um planejamento sólido, podem haver consequências negativas para a sua empresa durante o período de obras. Portanto, ter planejamento e um controle rigoroso te ajudarão a se manter dentro do orçamento e do cronograma previsto. Isso, com certeza, diminuirá a fadiga e stress desnecessários.
Por isso, é fundamental planejar todo o projeto, colocando metas e limites de gastos e tempo para a obra.
Reformar sem perder tempo e dinheiro.
Dica 1: Contrate uma equipe capacitada.
Contrate profissionais renomados e com experiência no mercado de reformas para empresas. Estes profissionais trarão a expertise necessária para que o período reformas no ponto de vendas ocorra conforme o planejado. Desta forma, você e seus colaboradores poderão continuar trabalhando com tranquilidade.
Dica 2: Defina um escopo da reforma.
Um dos primeiros pontos é definir o escopo da reforma, seus objetivos com ela. Isso é essencial para que o projeto não mude radicalmente no meio do processo. Claro que algumas pequenas mudanças podem ocorrer devido a um fator importante ou outro. No entanto, ter uma ideia planejada de qual é o objetivo da reforma vai fazer com que os profissionais envolvidos no projeto estejam focados e saibam para onde devem ir.
Começar a reforma sem este escopo, tornará o trabalho de reforma mais confuso, mais oneroso e mais demorado. Nesse momento, é valioso estudar toda a legislação local, caso seja necessário.
Dica 3 – Divida todo o processo em etapas.
Essa estratégia facilita o planejamento, principalmente em relação ao cronograma da reforma. Neste momento, é bom se cercar de profissionais com experiência na área, uma vez que eles vão poder definir com mais precisão o que é mais simples e o que vai demorar mais tempo. Além disso, eles também podem ajudar a ter uma noção mais apurada de custos de todo o planejamento. Se for mudar algo, o momento é agora, antes de iniciar as obras.
Dica 4 – Faça um orçamente criterioso.
Um ponto crucial antes de dar o pontapé inicial nas reformas no ponto de vendas, é saber o quanto se pode gastar e qual é a sua sobra disso. Por isso, é essencial que o gestor tenha exata noção do seu orçamento e, também, que ele pode eventualmente gastar um pouco mais que o planejado. Por mais que se tenha um projeto bem definido, imprevistos podem acontecer e fazer com que os custos aumentem ou que o tempo para finalizar as reformas seja maior.
Portanto, pesquise os custos dos materiais e da mão de obra, além da consultoria, que é muito importante. Não compre nada antes de saber exatamente se o que realmente será necessário. Consulte profissionais com experiência, principalmente os que estão coordenando as obras.
Dica 5 – Defina como vai pagar.
Por fim, estude as formas de pagamento. Caso haja a condição de fazer o pagamento à vista, essa é a melhor opção. Desta forma, é possível controlar melhor os gastos e conseguir descontos no custo final. No entanto, se a opção for parcelar, faça as contas certas e comprometa uma porcentagem não muito grande do seu orçamento com as obras. Isso evitará que você fique sobrecarregado nos meses seguintes.
Boa reforma!