Dicas para voltar ao mercado de trabalho

Em função da grave crise econômica pela qual o Brasil passa, os índices de desemprego aumentaram.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados registrado no país alcança 9,6 bilhões, um aumento de aproximadamente 43% em relação a 2014. Neste cenário é necessário analisar o que é preciso fazer para voltar ao mercado de trabalho no menor tempo possível.

Levando em conta essa realidade, a coach Madalena Feliciano, diretora geral da Outliers Careers, empresa paulista de recolocação profissional, dá algumas dicas para fugir do desemprego. Confira!

Superação e coragem andam juntas

Para conquistar qualquer objetivo o principal componente é a coragem. Desse modo, encarar uma demissão é uma tarefa necessária, por mais difícil que possa parecer. É claro que existe um período no qual a pessoa sente tristeza pela perda do emprego, mas deve encontrar forças para ir em busca de outras oportunidades.

Você gosta do que faz?

Já ouviu aquela frase “trabalhe com o que gosta e não trabalhará nenhum dia”, pelo simples prazer em trabalhar? Pois bem, se o tipo de trabalho que realiza não o faz feliz, talvez essa seja a oportunidade de buscar outra coisa, em uma área diferente. Portanto, procure o que lhe agrada e assim você terá mais chance de alcançar o sucesso ao voltar ao mercado de trabalho.

Conheça o mercado de trabalho

“Se for mudar, então é melhor estudar o mercado da área que deseja. Agora que está do lado de fora, é a hora de fazer boas análises para encontrar a melhor oportunidade”, aponta Madalena.

Trabalhe seu networking

Mas o que afinal é esse networking? Em uma linguagem acessível, consiste em conhecer e manter contato com pessoas da sua área de atuação almejada. Ter boa rede de contatos é muito importante para encontrar novas oportunidades. Por isso, para voltar ao mercado de trabalho rapidamente, não se esqueça de manter bons relacionamentos com as pessoas de forma constante.

Conheça a vaga para a qual se candidatou

Antes de candidatar-se à uma vaga, procure informações sobre a empresa e como ela executa os trabalhos que oferece. Por isso, saber onde está pisando é o mínimo que o recrutador espera do candidato, segundo a coach.

Por último e não menos importante, ao ser chamado para uma entrevista, saiba portar-se. “A avaliação começa a partir do momento que você entra na empresa. Então, desde a portaria, mantenha a boa postura e educação”, afirma Madalena Feliciano. Afinal,  entrevista é o momento crucial para mostrar as habilidades e demonstrar confiança ao contratante.

 

Fonte: Canal Executivo

Deixe um comentário