Faça um bom controle de estoque – MV Tecnologia

A MV Tecnologia sabe que fazer o controle de estoque de uma empresa requer um cuidadoso olhar do empresário, ou seja, um alinhamento entre equipes de trabalho e a empresa. Como diz o ditado, “é o olho do dono que engorda o boi”.

Estar ciente de tudo que acontece no estoque faz com que o empresário saiba onde investir, além disso perceba como melhorar os resultados de gestão. Cada equipe deve trabalhar com o estoque de uma forma, fazendo com que falhas não aconteçam.

Confira algumas diretrizes para otimizar o controle de estoque:

Funcionalidades

Rígido controle de entrada e saída

Nada pode deixar de ser registrado, ou seja, nada pode passar despercebido. Essa deve ser a diretriz número um no seu controle de estoque.

Requisição de saída

Cada saída de estoque precisa ser acompanhada de uma requisição de saída com a identificação de quando o material foi retirado e quem o requisitou. Esse documento é uma “segunda via” do procedimento, ou seja, uma segurança a mais para o gestor e uma forma da própria equipe se resguardar caso ocorram falhas.

Implantar Inventário Rotativo

Diariamente são escolhidos alguns itens para serem contados, sendo essa escolha aleatória ou programada. Isso ajuda no controle de estoque e na identificação de falhas no processo de gestão.

Estabelecer Normas de Entrada e de Saída

Criar normas e procedimentos padronizados colabora muito para um controle efetivo do seu estoque. Elas ajudam no treinamento de funcionários, colaboram na identificação de possíveis erros e ajuda o gestor a calcular o giro das mercadorias/materiais, auxiliando na compra para melhor aproveitamento do capital de giro da empresa.

Utilize um sistema de gestão digital

Documentos em papel são facilmente alteráveis e estão suscetíveis a danos pelo tempo e pela ação do homem. Além disso, ocupam espaço físico e não ajudam muito o empreendedor quando ele precisa de algum registro antigo. Para otimizar ao máximo a gestão do seu estoque, melhorar seus resultados de venda e garantir que todos os registros estejam seguros a melhor opção é adotar um sistema de gestão digital.

A MV Tecnologia oferece o MVERP e o MVInd. Soluções digitais para gerenciar seu estoque de forma integrada e inteligente com segurança. Conheça nossos sistemas e entre em contato com a gente!

Deixe um comentário