Especialistas em gestão aconselham as empresas a ampliar suas vendas nos períodos de alta demanda. Dessa forma, haverá um bom equilíbrio no balanço anual, sem grandes impactos nos períodos de baixa, como as férias de verão. Uma das formas de realizar este equilíbrio é realizando o controle de estoque para períodos de baixa, como as férias de verão.
Controle de estoque e sazonalidade
Com as ações e estratégias corretas é possível garantir a lucratividade por todo o ano. Fazer corretamente a previsão e o controle de estoque para as férias de verão, por exemplo, garante os lucros para este período. Para os empreendedores que precisam equilibrar estoque e sazonalidade dos seus produtos, essa é uma boa estratégia. No entanto, ela não é a única.
A fim de conseguir ampliar as vendas em períodos de alta, é necessário antecipar o volume de vendas. Isso fará com que seja possível negociar bons descontos e garantir os estoques ideais e não perder nenhum pedido. No entanto, se for feito de maneira equivocada, a empresa terá os estoques cheios em períodos de baixa, o que pode gerar grandes conflitos.
1. Estoque, férias de verão e planejamento.
Para se dar bem em períodos de sazonalidade é preciso ser pró ativo e não esperar as coisas acontecerem para então improvisar a melhor saída. Isso, além de arriscado, geralmente não funciona. Estoques precisam estar preparados para a demanda com uma provisão de no mínimo dois meses. Quanto mais bem feito o planejamento, melhor serão os resultados e o aumento do lucro.
Entretanto, pode haver um aumento considerável no volume de vendas em períodos de férias. Nesses casos o principal cuidado a ser tomado é com os custos fixos. Esteja preparado para tudo.
2. Erros de previsão e promoções
Mas o que fazer se ocorreram erros nas previsões, o estoque cheio e a lista de pedidos vazia? A saída mais fácil é realizar boas promoções. Os produtos com sazonalidade, como roupas de inverno, podem ser liquidados durante as férias de verão. Preços bons atraem consumidores, mesmo que eles não possam utilizar o produto na hora da compra. Essa é uma tática utilizada desde sempre pelas grandes marcas que fazem liquidações outono/inverno e primavera/verão durante os períodos contrários do ano.
Contudo, engana-se quem pensa que realizar liquidações é uma tarefa fácil. Geralmente, os objetivos delas são zerar o estoque e ou recuperar o volume de vendas que não foi atingido durante um período determinado. A falta de preparo durante uma grande promoção, pode trazer resultados inversos. Uma exposição sem qualidade dos produtos ou falta de treinamento da equipe, pode criar uma imagem ruim ou fraudulenta para a empresa.
As promoções ou liquidações não deram certo? Não se desespere! Outra estratégia que geralmente da bons resultados, é tentar negociar devoluções e trocas com fornecedores. Muitas vezes é possível receber descontos nos lotes comprados e até mesmo devoluções. No entanto, isso, geralmente, depende da manutenção de bom relacionamento e boa parceria entre as partes envolvidas.
3. Previsão mensal de caixa
Fazer uma previsão mensal do caixa para cobrir períodos de baixa, é uma boa saída para manter um bom fluxo anual. Assim como o controle financeiro, o controle de estoque precisa ser feito durante todo o ano. Isso evitará que as metas não fiquem zeradas e os estoques lotados de produtos.
Evite conflitos! Tenha o planejamento da sua empresa sempre desenhado para que esses tipos de problemas sejam facilmente resolvidos.