Gestão de estoque em e-commerce

“O e-commerce vai pegar no Brasil”? Se você ainda se faz essa pergunta, está absolutamente desconectado do mercado e da Internet. Cada vez mais pessoas estão abrindo pequenos negócios na web e vendendo produtos específicos para nichos bem determinados. Em todos os casos, fazer a gestão de estoque em e-commerce é tão importante quanto outro sistemas de vendas.

A Internet ainda é o maior mercado de divulgação no Brasil, ficando atrás apenas da tv e do rádio. “Ainda” porque esbarramos em infraestrutura, legislação e mão de obra de qualidade. Mesmo assim uma pesquisa realizada pela consultoria italiana Translate aponta o Brasil como o 4º maior mercado de e-commerce no mundo em 2016*.

Um dos pontos fundamentais para um bom e-commerce é a gestão de estoque. Muita gente que está iniciando neste mercado acredita que é só colocar o produto numa caixinha e despachar quanto ele for comprado, mas não é bem assim….

Posso adotar o Drop Shipping?

A prática de drop shipping é muito comum entre empreendedores com baixo capital para investir. Trata-se de realizar a venda para depois pedir o produto junto ao fornecedor. Ou seja, neste caso não há estoque. De fato, a prática é boa, mas é necessária uma boa dose de confiança nos fornecedores para adotá-la. O risco de vender e não poder entregar é gigantesco!

Risco? Sem chance! Quero um estoque tradicional!

No caso de se adotar um estoque tradicional é muito importante controlar o calendário de reposição. Para isso, o empreendedor precisa ser muito organizado! O estoque tem que estar atualizado para que o proprietário saiba exatamente o que e quando pedir. Além disso, é necessária a análise constante de desempenho de cada produto, acompanhando gráficos de venda e a logística reversa para diminuir custos.

 

E se eu tenho uma loja física, posso vender os mesmos produtos online?

Neste caso trata-se de estoque compartilhado. O risco volta a subir. Se você não conseguir dar baixa imediatamente nos produtos esse modelo de estoque fica inviável. A explicação é simples: um cliente na loja física compra o último produto e logo em seguida alguém compra o mesmo último produto online. E aí?

Ou seja…

Gerenciar estoque em e-commerce é ter controle total sobre o negócio

Resumindo: e-commerce é muito bom, desde que você controle a empresa. Não tem outro jeito de dar certo. Primeiro porque em boa parte das empresas digitais o serviço é feito por pouquíssimas pessoas, quando não apenas por uma. Ou seja, o empreendedor quase sempre cuida de todos os processos da empresa. Segundo, porque o sucesso da empresa está ligado diretamente ao conhecimento que o gestor tem do comportamento do seu público. Para isso, todos os gráficos e dados numéricos devem ser estudados e atualizados periodicamente.

Informatização é fundamental!

Já pensou fazer isso tudo na mão? No papel? Não dá pra acertar gestão de estoque em e-commerce assim, não é? A melhor forma de ter todos os dados à disposição e gerenciar todos os processos é informatizando sua empresa. Tenha um sistema de gestão que possa te deixar no controle sempre. Suas vendas online vão subir, sua margem de erros baterá no zero e o lucro virá!

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