Marketing digital e consolidação de marcas

Marcar presença em múltiplos canais de comunicação, significa investir em marketing digital.  Nos dias de hoje, este tipo de marketing tornou-se uma obrigação para todas as empresas que querem se destacar no mercado. Além de sólidos resultados, o mundo digital oferece inúmeras vantagens. Dentre elas estão menor custo, maior alcance, maior precisão de segmentação e mensuração precisa de resultados.

No entanto, iniciar a construção de uma presença digital pode não ser uma tarefa fácil. Alguns podem ter dificuldades, como por exemplo, aqueles que possuem pouco conhecimento na área. Por isso, neste artigo mostraremos quatro passos básicos para alcançar os melhores resultados no universo digital. Vamos a eles.

1.Construção de canais institucionais e sociais da marca

Para que as pessoas cheguem à sua marca, é necessário, antes de mais nada, que ela exista no mundo digital. Por isso, é preciso que ela crie seus canais de comunicação neste universo. O marketing digital começa pela ferramenta mais básica, que é um site. Este, apesar de parecer uma mera formalidade, é extremamente importante. Além de ser uma fonte de informações, ele transmite credibilidade, quando feito da forma correta.

As redes sociais também são importantes, pois permitem que as pessoas tenham contato direto com a empresa e em tempo real. Isso é algo extremamente positivo para a imagem da marca e, por isso, é importante estar presente em redes em que seu público-alvo realmente está.

Dependendo da proposta de sua marca, podem ser criados perfis em canais como Instagram, Linkedin, Google+, Facebook, Twitter, WhatsApp, etc. Uma agência de comunicação poderá auxiliar na definição de quais canais são adequados para sua empresa. Além disso, poderão ajudar a definir estratégias de alcance e projeção no mercado.

2.Venda online

Com os canais de comunicação digital estabelecidos, é necessário iniciar as vendas online. Ela trazem mais comodidade ao cliente, pois ele não precisa sair de casa para realizar uma compra. O marketing digital pode auxiliar na divulgação do canais de venda e captar o maior número de clientes possível.

Este tipo de venda é feita através de um e-commerce que, dependendo do tamanho de seu negócio, não precisa ser realmente uma loja virtual formal. No entanto, é importante que o cliente tenha acesso a todas as informações sobre seus produtos ou serviços, bem como garantia de cumprimento de prazos de entrega.

3.Publicidade online para a promoção dos canais da marca

Este talvez seja o ponto central dos resultados no universo digital. A publicidade digital, ou marketing digital,  é interessante para as marcas por três principais fatores:

  • Alta precisão na segmentação do público-alvo;
  • Baixo custo;
  • Resultados mensuráveis.

Contudo, como os formatos de publicidade permitidos na rede são muitos, é necessário escolher aquele(s) que mais se adequa ao seu negócio. Um modelo obrigatório para toda e qualquer empresa, são os resultados de buscas como as feitas no Google. Neste caso, os resultados podem vir de buscas com publicações orgânicas (gratuitas) ou patrocinadas (pagas). Essa forma de publicidade é baseada na qualidade do site, tanto em termos de conteúdo quanto em termos de tecnologia e visual. Por isso, a primeira dica é extremamente importante. Não abra mão de canais digitais profissionais e de qualidade.

4. Retenção do público-alvo

Seguindo os três passos acima, você irá atrair visitantes a seus canais de comunicação online e formalizará clientes. Mas o trabalho não está completo, pois é chegado o momento mais importante do processo: fidelizar seus clientes e seguidores. É esta ação que garante vida longa a seu negócio.

Essa fidelização pode ser feita, por exemplo, através de oferta de descontos em compra segundo critérios pré-estabelecidos (quantidade mínima de gastos anteriores, fornecimento de e-mail para divulgação de campanhas, etc.). Além de outras ferramentas, a captação de novos clientes e a fidelização podem ser feitas por meio de conteúdo de qualidade e de interesse de seu público. Um exemplo são os blogs, desenvolvidos especialmente para seu negócio.

 

Seguindo essas quatro dicas básicas e executando as etapas com precisão e qualidade, as chances de sua marca alcançar sucesso no mundo digital são enormes.  Não perca mais tempo e comece agora! Estamos torcendo por você e por sua equipe.

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