O sonho de muitas pessoas é ter o próprio negócio, empreender, ter autonomia e poder tomar viver para trabalhar no que gosta e sente prazer. Porém, só abrir um negócio não é suficiente para ter sucesso, ser reconhecido, pode ser até que dê para pagar as contas no final do mês, mas isso não suficiente para sustentar uma ideia ou uma marca por muito tempo.
Nesse mercado existem milhares de marcas, de concorrentes, de serviços e produtos, e como se destacar? Como se diferenciar e trazer um público que não só consome sua marca, mas que se engaja e traz novos consumidores para você? A chave aqui é saber comunicar a sua marca para as pessoas. Saber fazer o marketing bem feito muda tudo, a Apple é o melhor exemplo disso. Os produtos da Apple fazem exatamente o que produtos de outras marcas fazem, porém o marketing e a comunicação da marca são extremamente únicos e pontuais, a marca sabe se comunicar com o público, sabe criar o desejo de possuir seus produtos, ela sabe fazer diferente.
O ponto principal da comunicação da Apple é que eles não vendem o produto, eles vendem a ideia, eles vendem o “por quê” do produto existir e não sobre o que o produto é ou pode fazer por você. Essa inversão de prioridade na comunicação é o grande ponto chave. A construção da ideia é tão forte, que o marketing vem apenas para finalizar essa ponte entre marca e consumidor.
Pensando em marcas que estão começando, o legal é começar da maneira certa, se pautando nos quatro pilares para construir uma marca, são eles: diferenciação, relevância, propriedade e consistência. Toda marca precisa se diferenciar, se não será mais uma gota no oceano cheio delas. Busque ser diferente, e nesse caso é possível explorar muitas coisas, tenha um ambiente diferente, um atendimento exclusivo, entregue ao seu cliente uma experiência que ele não terá em nenhum outro lugar, aqui o seu produto pode ser igual a outro como, por exemplo, uma marca de roupas feminina, porém a experiência que o consumidor terá na sua loja precisa ser diferente e superior ao que ele terá na loja ao lado. Entregue relevância, hoje em dia as pessoas estão mais céticas com dinheiro e comprando apenas o que é relevante para a vida delas, entregue isso com a sua marca e faça a diferença no dia a dia dos seus consumidores.
No caso dos serviços, se comunicarem com propriedade é o que faz a diferença, os clientes querem sentir que estão escolhendo um serviço de um especialista, que passe credibilidade a todo o momento. E por fim, ser consistente é o que toda a marca busca e precisa ser, se você tem uma casa de lanches e cada dia seu hambúrguer sai de uma maneira diferente, seus clientes talvez não voltem nunca mais.
No mundo das marcas o importante não é somente quando algum produto custa, e a sociedade já entendeu isso, o importante aqui é agregar valor de marca aos produtos e serviços, assim como a Apple faz quando vende um celular pelo dobro do preço de um similar de outra marca.