Quanto vale meu produto?

Quanto vale meu produto? É com essa pergunta que a esmagadora maioria dos pequenos empresários lida constantemente. Precificar seu produto pode até parecer fácil, mas não é.

 

A condição financeira da sua empresa depende do preço daquilo que você vende.

O que determinará o sucesso financeiro de um empreendimento são os preços aplicados sobre os produtos vendidos. Duas maneiras de realizar o cálculo que melhor possa precificar os itens que serão vendidos é através dos custos. Este método se vale de elementos para se chegar a um determinado valor, e por meio dos preços praticados pelos concorrentes.

Para responder à pergunta “quanto vale meu produto”, você precisa, então, calcular os valores ligados a ele. Por isso, para precificá-lo e diminuir as chances de prejuízos, considere na conta os seguintes fatores:

  • Lucro presumido;
  • Lucro real;
  • Lucro simples;
  • Gastos fixos;
  • Gastos variáveis;
  • Liquidez;
  • Tabela.

Como calcular o preço de venda?

As variações ocorrerão de acordo com os elementos utilizados na hora da conta. Portanto, o primeiro passo se dá pelo sistema tributário. Esta etapa é constituída da seguinte forma:

  • Simples;
  • Lucro real;
  • Lucro Presumido.

Com base neste sistema, fica determinado quanto uma empresa que revende produtos prontos de fornecedores pode cobrar na hora de realizar a precificação do que será revendido. Neste caso, a isenção do crédito tributário ocorre através do Simples, ou seja, a empresa não possui direito a nenhum tipo de crédito por imposto cobrado.

Caso a empresa esteja no Lucro Presumido, o valor do ICMS é retirado, isto é, desconta-se 18% de ICMS praticado pelo produto vendido. No que se refere ao Lucro Real, os descontos são maiores, envolvendo não apenas o ICMS, como também o PIS, onde se desconta 1,65%, e a Confins, com 7,6%. Todos estes encargos são repassados para o consumidor, pois os impostos estaduais, federais e municipais são cobrados das empresas e estas, por sua vez, repassam a cobrança para os consumidores.

 

Como uma tabela de gastos pode ajudar

A criação de uma tabela baseada nos gastos não apenas dos produtos, como também da própria empresa em se manter, é fundamental quando se leva em consideração os custos fixos e as variáveis. Dentro do fixo estão o aluguel da empresa e o salário dos funcionários. Os variáveis mudam mensalmente.

Por fim, a formação da primeira categoria de preço ocorre através da venda líquida. Os preços são formados através deste que se chama de núcleo duro do preço. A venda bruta, estabelecida por uma tabela, leva em consideração o tipo de tributação ao qual cada empresa está inserida, a fim de que o repasse para o consumidor seja realizado.

 

No final das contas, você precisará conhecer sua empresa a fundo para precificar o que vende. Para isso, conte com ferramentas para ajudá-lo desde a compra do produto até a análise das vendas. Desta forma, será possível responder à difícil pergunta: “Quanto vale meu produto?”.

 

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