Sua empresa e você estão prontos para a Black Friday?

Criada nos Estados Unidos como uma forma de impulsionar as vendas no feriado de Ação de Graças, a Black Friday é hoje uma realidade no mundo todo. A data é uma oportunidade para pequenas e grandes empresas alavancarem seus resultados e se prepararem para o o Natal. Mas nem todo mundo sabe bem como aproveitar essa oportunidade. Muitos empresários acabam pecando em pontos que parecem simples, mas que são sensíveis para o consumidor.

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O sonho de todo empresário é ver sua a porta da sua loja assim, mas ele pode acabar se tornando um pesadelo…

Planejamento é a verdadeira alma do negócio

Não tem jeito: sem se planejar você não conseguirá atender a demanda. O primeiro passo para o sucesso de uma ação de promoção é saber onde os descontos estarão e onde você cobrirá eles. Determine os produtos da linha de frente da Black Friday. O carro chefe a data costuma ser tecnologia, mas vale descontos em roupas, acessórios, joias e calçados.

Marque presença antes da data

Os consumidores costumam se planejar antes de realizar suas compras na Black Friday, principalmente no momento atual da economia. Quanto antes você fizer com que eles se lembrem da sua marca mais rápido você entrará na lista deles. Anuncie com antecedência as áreas onde haverá desconto e até mesmo os produtos, sem indicar os preços no dia. Crie expectativa.

Prepare seu atendimento para a guerra

A Black Friday se resume a um dia. Em 24 horas você precisa convencer seu cliente de que seu produto é bom e sanar todas as dúvidas dele. Então prepare sua equipe de venda com bastante antecedência. Eles precisam estar em dia com cada item promocional, suas características, opções e informações do fornecedor, bem como opções de pagamento. A agilidade e a acertividade no minuto do atendimento podem garantir a venda sem se preocupar com uma possível pesquisa de preços do cliente.

O cliente não é bobo, então não trate-o como tal

Dezenas de sites e veículos de imprensa acompanham em tempo real os números da Black Friday. Além disso, os orgão de defesa do consumidor mantém atenção ferrenha na data, em busca de fraudes e tentativas de abuso. No Brasil há até o jargão “tudo pela metade do dobro”, em alusão aos falsos descontos. Então não faça seu cliente de bobo: dê descontos reais e nada de aumentar os preços alguns dias antes da Black Friday. Você pode acabar com a imagem arranhada e uma bela multa dos orgão de defesa do consumidor.

A Black Friday não acaba no dia do evento

Se engana quem pensa que a ação se resume à sexta-feira. O pós venda é muito importante, principalmente em relação às trocas. Prepare-se para uma enxurrada de clientes à procura de outros tamanhos e cores para seus produtos. Vale até mesmo uma parceria com os fornecedores para uma reposição de estoque mais rápida.

E claro, evite ao máximo os erros no controle de estoque e de vendas. Tudo deve estar registrado com detalhes, até mesmo os cadastros dos clientes. Para isso, tenha em mãos um aliado poderoso que manterá seu estoque organizado e dará gráficos pós venda para planejar suas ações de fim de ano.

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