Aprenda com a diminuição nas vendas de ovos de páscoa.

nTúneis da tentação! É assim que muitas pessoas chamam os corredores de mercados e drogarias durante a época de Páscoa. Corredores cobertos de ovos de chocolate embrulhados em belos papéis brilhantes. A criançada adora, os pais fazem contas, e assim foi o mercado de chocolate durante esse período até 2016. Esse ano a história está diferente…Houve diminuição nas vendas.

Esse ano os túneis da tentação se tornaram os da piada. Primeiro pelo aumento nos preços dos cada vez menores produtos. Culpa também do aumento de impostos em muitas vertentes, mas também de uma relação comercial defasada entre empresas e consumidores. Ao mesmo tempo, houve queda no poder de compra do brasileiro que, muito jeitoso encontra solução para tudo. E não foi diferente com chocolates na páscoa.

Nós listamos três pontos nos quais o mercado de chocolate pecou entre 2015 e 2016. Isso pode acontecer dentro da sua empresa, seja ela do mesmo mercado ou não. Por isso, fique atento!

1. Diminuir o tamanho, a qualidade ou os benefícios dos produtos e serviços

Veja bem, não estamos dizendo que tal ação possa ser evitada. Nem sempre você conseguirá manter a padronagem do que vende sem mexer no preço. Contudo, o consumidor costuma se sentir enganado quando chega na loja para comprar uma barra de chocolate que semana passada pesava 200g e agora pesa 150g pelo mesmo preço. Isso pode acontecer na sua empresa.

Se seu produto diminuiu de tamanho ou qualidade e você manteve o mesmo preço tente ao menos mostrar novas vantagens nele. No caso dos chocolates, as marcas poderiam inovar na embalagem ou acrescentar novos produtos à linha, com castanhas, por exemplo. Isso evitaria diminuição nas vendas e possibilitaria a manutenção de lucros, mesmo menores.

A Folha de Sâo Paulo levantou dados sobre preços e pesos dos ovos de chocolate, Além disso, o jornal comparou a qualidade de alguns produtos.

 

2. Se auto proclamar o “Senhor do Melhor Produto do Mundo”

“O meu produto é o melhor! Compre e comprove”!

Será mesmo? Será que as marcas de chocolate perguntam aos seus consumidores o que eles acham dos ovos de páscoa? Você, consumidor, diria em uma pesquisa de opinião:

-“Olha, acho que vocês poderiam colocar menos cacau e mais gordura e açúcar no chocolate. Além disso, devem diminuir o tamanho do ovo e a qualidade do brinde que vem dentro”.

Sabemos que não funciona assim. E você? Já perguntou para o seu cliente o que ele acha do seu produto ou serviço? Ou você continua achando que o que vale é a sua opinião?

 

3. Subestimar o poder da internet (e a inteligência do consumidor)

Esse ano circularam pelas redes sociais diversas imagens de ovos de chocolate vendidos em outros países, como Japão e Estados Unidos. O curioso nessas imagens é que os produtos eram produzidos no Brasil e os preços nesses países eram mais baixos que os praticados aqui.

Mas o que aconteceu? A inflação fez os preços subirem? Sim, com certeza, mas a diferença de preços é muito grande. Por isso, o consumidor vê esta situação e pensa que não vale a pena gastar tanto dinheiro com algo tão superficial. Esse pensamento gera diminuição nas vendas e demanda ações corretas para reverter o quadro.

 

Fique atento! Seu concorrente pode não ser a loja na outra esquina, mas o site que vende o mesmo produto que o seu com um valor menor. Portanto, mantenha-se sempre informado e inovando!

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