Comunicação e cultura organizacional.

Uma empresa é como um time. Por isso, para se obter sucesso, todos os integrantes desse time devem estar em sintonia para atingir os mesmos objetivos e metas. É essencial que os colaboradores da empresa tenham plena noção da razão de ser do negócio em que eles atuam.

Se faltar esse conhecimento, há claro indício de que falta comunicação entre a equipe. Além disso, mostra que os objetivos a serem alcançados não estão nítidos. Se há uma falha na comunicação interna da empresa, é fato que o trabalho não está andando da maneira desejada. Isso pode demonstrar, inclusive, que o empreendedor não está obtendo êxito em incentivar o seu time de colaboradores.

O que fazer?

Experimente indagar para um dos colaboradores da sua empresa sobre questões básicas relacionadas ao nicho de mercado da empresa. Pergunte, por exemplo, sobre o público-alvo que o negócio pretende atingir, entre outros assuntos pertinentes.

É imprescindível que o colaborador saiba essas respostas na ponta da língua, pois, sem conhecê-las, não existirá engajamento e foco nos resultados esperados. É essencial que o empreendedor e seus colaboradores falem a mesma língua e estejam em sintonia. Dessa forma, é possível seguir em frente, definir estratégias, metas, e alcançá-las de forma positiva.

Falhas de comunicação

Falhas de comunicação são parte dos transtornos relacionados à falta de estratégia e engajamento.  Corrigi-las, possibilita a ampliação do conhecimento por parte de todos sobre os processos empresariais. Além destes, é importante alinhar e comunicar com colaboradores onde se está e onde se quer chegar.

Manter colaboradores motivados para alcançar as metas idealizadas pela empresa, demanda um alto nível de engajamento. Para engajar-se, todos precisam compreender claramente quais são suas funções, o que é esperado deles e a relevância de suas contribuições para o alcance dos resultados. Da mesma forma, é importante, também, que todos conheçam as melhores práticas para execução das tarefas e façam sugestões.

A transparência garante que haja alinhamento, foco e objetivos em comum.

Motivação e engajamento: fatores de sucesso

A falta de motivação e engajamento são fatores preponderante para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Ambos são ferramentas básicas para o êxito de qualquer empresa. A falta delas só pode ser corrigida por meio de diálogos, de uma comunicação interna objetiva, eficiente e clara.

Portanto, um dos maiores erros cometidos por alguns empreendedores é achar que somente eles devem estar a par de todos os detalhes da sua empresa.  Eles erram ao acreditarem que somente assim poderão traçar planos, efetuar estratégias e atingir o público-alvo. No entanto, esse conhecimento não deve ser exclusividade apenas dos administradores. 

Quando os colaboradores não se identificam com a missão, a visão e os valores propostos pela organização, eles podem caminhar no sentido oposto ao esperado pela empresa. Isso pode gerar conflitos, desinteresse e desmotivação. Portanto, é necessário que os colaboradores  também estejam a par das reais motivações da empresa. 

Reúna sua equipe, ouça o que eles têm a dizer, peça contribuições e troquem ideias. Faça com que se sintam parte integrante e fundamental de toda a empresa e que entendam que são peça-chave para o alcance do sucesso organizacional.

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