Despesas fixas e variáveis: dando o nó no sapato

Um dia você foi criança e acordou muito cedo para ir à escola. Vestia o uniforme, escovava os dentes, penteava o cabelo e tomava café. A rotina podia variar um pouco de pessoa para pessoa, mas um item dela é igual para todos nós: nossos pais amarravam nossos sapatos.  Amarrar o sapato não parece ter algo a ver com finanças, nós sabemos. Só parece. No entanto, amarrar o sapato pode sim, ensinar muito sobre despesas fixas e variáveis.

A gestão das despesas é algo sério, mas muitas empresas acabam deixando para lá. Não basta saber o valor total de gastos no final de cada mês. É preciso observar com cuidado que tipo de despesa pode ser diminuída, otimizada e até cortada pela raiz. Da mesma forma, há quem nem ligue para um nó no sapato. Provavelmente essas pessoas vão se estatelar constantemente no chão.

A gestão das despesas é importante para manter a saúde financeira da empresa em dia e até para ajudar na precificação de cada produto ou serviço comercializado. Em caso de empresas maiores que possuem filiais, a análise das despesas também é a principal ferramenta para se verificar a rentabilidade das unidades e quais são os seus pontos de equilíbrio. Nas pequenas empresas, pode significar sua existência.

 

E o nó do sapato? Explicamos.

Quando um pai ou mãe dá um nó no sapato do filho eles observam sem perceber duas coisas: movimentos a fazer e o acabamento do nó.

Aaaah MV, vocês estão procurando assunto! Sou pai e não presto atenção nisso!

Não? Você sempre dá o nó do seu sapato da mesma forma e faz o mesmo no sapato do seu filho. Os movimentos são sempre iguais. Primeiro você pega as duas pontas do cadarço, depois as cruza, faz um balão com uma das pontas, passa a outra ponta pela base do balão e então pela parte de trás dele. Então puxa os dois balões e pronto! Entendeu? Não? Vamos devagar, então! Vamos ver o que são e como trabalhar despesas fixas e variáveis, considerando a técnica de amarrar sapatos.

 

E agora? Entendeu?

 

O jeito como você faz o nó são as suas despesas fixas.

Ao contrário do que se pensa, o conceito é referente ao valor da conta e não sua periodicidade. Portanto, as contas de água e luz não podem ser consideradas despesas fixas, já que o valor costuma variar de acordo com a produção. Ou seja, tudo que tem valor variável é despesa variável.

Podem ser consideradas despesas fixas os gastos com salários, parcelas de financiamentos, aluguel e outras. E variáveis são, por exemplo, a compra de insumos, comissões para vendedores, contas de água, luz, alguns tipos de impostos e outras.

Controlar estes gastos é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Os custos fixos devem todos ser passados para o custo do produto e as variáveis também.

Ou seja, se você não souber fazer um nó o sapato – no caso, sua empresa – não vai durar muito no seu pé. Talvez você até tropece e pode acabar muito “machucado”.

A arte do nó, sua funcionalidade e praticidade são suas despesas variáveis.

Quando você sai para trabalhar você dá um nó. Quando precisa ir a um evento faz um nó melhorzinho, mais ajeitado. Quando vai caminhar ou correr numa praça você faz o mesmo nó, só que duplo. Se está com pressa vai fazer um nó todo errado e fraco.

O nó mudou de lugar, mas está lá, bem feitinho...

As despesas variáveis são as mais difíceis de controlar. Como o próprio nome já fala, elas mudam de acordo com critérios específicos, fatos únicos, ações inesperadas. Para evitar bagunça nas contas elas precisam de atenção especial e planejamento por parte do gestor. Quanto mais puderem ser controladas, melhor será a gestão de estoques e de investimentos.

Por exemplo, é possível saber que no final e começo do ano os gastos são maiores, devido aos pagamentos de 13º salário, bônus e impostos. Ou dá pra saber se seu custo com transporte vai aumentar sabendo que o valor do combustível subirá em tal data. O ideal é guardar uma quantia de dinheiro dos meses mais tranquilos para que tudo possa ser pago com tranquilidade. O nó é o mesmo, mas o jeito dele muda de acordo com a ocasião. O importante é que o sapato está ali no pé, onde precisa estar.

Comece a enxergar essas despesas como uma coisa só e aprenda a dar o nó certo na hora certa. Dessa forma sua empresa – e seu sapato – durarão por muito mais tempo. Se precisar de ajuda para calcular essas despesas e não afrouxar o nó, clique aqui e conheça um parceiro que vai te auxiliar muito no controle delas.

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