Leads e a importância deles para sua empresa

Qual é a importância e diferença dos leads no marketing de uma empresa? O marketing digital, apesar de manter a essência do marketing tradicional, é bastante diferente deste por um motivo ao mesmo tempo simples e complexo. No caso do marketing digital, não são as marcas e empresas que vão até o consumidor, e sim, o contrário. 

Mas como isso é possível? Ora, na internet os consumidores não são apenas espectadores de propagandas, eles são leads. Segundo definição do Hubspot, instituição especializada em inbound marketing, uma “vertente” do marketing digital, leads são internautas que adquirem algo gratuito em troca de suas informações.

Assim, podemos deduzir que nem tudo é tão simples quanto parece. Nestes casos, o usuário só irá até sua marca ou porque ela está oferecendo algo que o interessa e gratuitamente. Mas para que ele obtenha este algo, é necessário preencher um formulário com suas informações de contato, como nome, telefones, etc. No entanto, sabemos como é difícil internautas passarem informações de maneira espontânea, sem nenhuma desconfiança. Isso se deve ao fato de todos sabermos o que hackers podem fazer com apenas algumas informações.

Dessa maneira, é necessário que a contrapartida oferecida pela empresa seja de qualidade ímpar de real interesse ao usuário e segura. A boa notícia é que isto pode ser feito de forma extremamente barata (muitas vezes sem custo algum), através de conteúdos. E-books, webinars, apresentações em slides, todos são exemplos de formatos de conteúdos que podem ser ofertados ao usuário.

 

Os leads na estratégia digital mais ampla

Mas afinal de contas, por que os leads são necessários? Porque eles são são seu público-alvo! São as pessoas pesquisarão, comprarão e divulgarão os serviços e/ou produtos ofertados por sua empresa.No entanto, para que eles façam isso, é necessário que seus anúncios e divulgações cheguem até ele. Desta forma, tendo seus dados de contatos, em especial o principalmente e-mail, está tarefa é mais fácil.

A divulgação através do e-mail, chamada de e-mail marketing, é uma das formas de promoção mais eficazes da web. Segundo dados o site Email Manager, mais de 70% das decisões de compra tem influencia de emails promocionais.  De acordo com este dados, clientes que recebem newsletter via e-mail costumam gastar até 83% mais que aqueles que não recebem. Mas o grande destaque fica por conta do retorno do investimento. A cada R$ 1,00 investido, o retorno gira em torno de R$ 44,25. Certamente, uma relação custo/benefício mais que ótima.

 

Além de todos esses benefícios, trabalhar o lead gera para as empresas algo caro de se conseguir: informação. São informações fornecidas por seus clientes que permitem definir estratégias mais eficientes na conversão de vendas.

 

Portanto, se você ou sua empresa está começando a atuar no mundo da web, o e-mail marketing é uma ferramenta quase que obrigatória. Mas, lembre-se! Ela só trará os resultados esperados quando planejada desde o começo, ou seja, quando os leads certos são alcançados.

 

Deixe um comentário