Liderança: 3 características destrutivas

Ser empreendedor é, na esmagadora maioria dos casos, lidar com pessoas. Para isso, é necessária boa dose de conhecimentos e prática de liderança. No entanto, nem sempre o gestor está pronto para liderar e acaba sendo consumido pela vontade de ser reconhecido entre os funcionários.

Por um lado essa vontade pode ser boa se servir como ferramenta na busca pelo aprimoramento do gestor. Contudo, ela também pode resultar no fracasso absoluto. Para te ajudar, listamos algumas características e atitudes que destroem a liderança de um gestor.

 

1. O autoproclamado senhor de tudo e de todos!

Eu sou o imperador porque tenho dinheiro, esta coroa e esta espada. Então me respeite, serviçal…

Se você pudesse escolher, seria esse imperador ou o gladiador interpretado por Russel Crowe? Provavelmente o segundo personagem.

Líderes não se autoproclamam, eles são escolhidos. O fato se der o dono da empresa ou o gestor, ter dinheiro e o poder de decisão de contratar ou demitir não faz de um empresário o líder. Para ser o líder, o empresário precisa dar o exemplo, botar a mão na massa, matar um leão por dia (na arena chamada mercado), apoiar seus liderados e se colocar à frente das batalhas, sejam elas perdidas ou vencidas.

Líder mostra o caminho e é seguido. Chefe mostra o caminho e se senta à sombra, enquanto seus subordinados trilham as pedras e espinhos. Portanto, se você é adepto do primeiro exemplo está a um passo de ser admirado.

2. Ser o melhor só te faz antipático.

Sua família morreu? Seu planeta foi destruído? Você sempre quis um robô? Não me importa! Lute por mim ou morra, escória!

Antipatia significa repugnância instintiva diante de alguém ou de alguma coisa. É também sinônimo de aversão e repulsa, incompatibilidade, discordância e desarmonia.

Em contrapartida, empatia significa saber se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Em outras palavras, é possuir aptidão para se identificar com o outro. Desta forma, é possível sentir o que ele sente, desejar o que ele deseja, aprender como ele aprende.

Entendeu a diferença? Enquanto o antipático rejeita as sensações e desejos do outro, o empático busca pensar e sentir como outro. Isso é entender o que os anseios de quem é liderado, seus sonhos, pensamentos e frustrações. Assim, o líder se preocupa com o outro de forma plena e pode gerir as pessoas de forma mais eficiente.

 

3. Desistir é a melhor opção diante do insucesso.

Viram??? Falei que funcionaria! Conseguimos!

Se um líder desistisse dos seus planos toda vez que topasse com uma dificuldade ele não seria um líder, mas apenas uma pessoa comum.  O empresário que não sabe lidar com os insucessos não pode ser um líder. Para sê-lo é necessário boa dose de persistência e de conhecimento daquilo que está fazendo. Insucessos e falhas devem servir de inspiração para quem quer liderar, principalmente quando o resultado é bom para todo o grupo.

Porém, não adianta se manter persistente na falha. É preciso humildade para entender que o plano não está dando certo e que precisa ser alterado ou substituído. Por isso, ajuda muito ouvir as opiniões de quem você lidera e participar dos processos para entender como eles são executados.

Se você já é um líder, parabéns! Se ainda não se sente como tal tenha a humildade e a paciência para rever seus conceitos e continue na busca do sucesso.

“Um exército de ovelhas comandadas por um leão venceria um exército de leões comandados por uma ovelha.” (Provérbio árabe)

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