Os 5 maiores erros em uma negociação

Todo empreendedor já sentou à uma mesa para negociar ao menos uma vez na vida. A existência de uma empresa é impossível sem parceiros, fornecedores, terceirizados ou qualquer outro vínculo profissional. Um empresa não produz ou realiza tudo que precisa para existir. Portanto, saber negociar se torna fator fundamental para o sucesso do negócio e do resultado financeiro. Evitar erros em uma negociação é fundamental.

Sendo assim, o empreendedor se vê constantemente diante de negociações de pequeno ou grande porte. Elas podem estar relacionadas às vendas, compras, prestações de serviços, parcerias de negócios, disponibilidade de verbas, contratações e demissões.

Portanto, quando mais você souber sobre o assunto melhor. Mas lembre-se! Não é uma guerra! Uma boa negociação acontece quando todos saem ganhando. Confira no arquivo o que fazer e os cinco maiores erros em uma negociação.

O que fazer e o que não fazer

Para negociar com o máximo de ganho possível é indispensável conhecer a fundo sua empresa. Primeiro porque você precisa saber onde a flexibilização de uma negociação pode impactar na sua cadeia de negócios, gerando ganhos ou perdas. Segundo porque você precisa se apresentar como gestor de um negócio que é importante para a outra parte, alguém que somará mais do que dará prejuízos.

Além disso, há pontos importantes que precisam ser evitados. Selecionamos os cinco maiores erros em uma negociação e os mais comuns! 

 

1 – Falta de preparo

Improvisar parece legal, não é? Não! Improvisação é um risco desnecessário quando falamos em negócios, pois pode acarretar em prejuízos catastróficos para sua empresa. Portanto, planeje a reunião e prepare-se para ela. Saiba todos os dados da sua empresa e esteja prontos para associá-los. Você impressionará muito mais pelo conhecimento do que por um discurso vazio de dados e fatos.

Uma boa sugestão é conhecer todos os dados do seu negócio através de gráficos e relatórios que você pode conseguir facilmente com o auxílio de um bom sistema de gestão.

 

2 – Subestimar as outras partes negociantes

Se você se preparou para a negociação, por que as outras pessoas não fariam isso? Eles estão prontos para tirar o máximo de você e do seu negócio com o menor risco ou prejuízo possível. No entanto, não seja arrogante! Jamais subestime o poder do outro negociador e esteja pronto para tratar de igual para igual, não de cima para baixo.

 

3 – Mentiras

Mentira tem perna curtíssima em um negócio. Ser transparente te dará mais credibilidade do que mentir. Ela pega mal e pode acarretar em grandes perdas para seu negócio.

 

4 – Não fazer boas perguntas

Perguntas nunca são ruins desde que bem feitas e com sentido. Certamente, boas perguntas enriquecem negociações, abrem novas possibilidades e aumentam a credibilidade diante de um possível parceiro. Quem se mostra interessado nos negócios demonstra seriedade.

 

5 – Ser inflexível

Ser inflexível não condiz com negociações. Aliás, o princípio da negociação é abrir mão de vantagens em prol do possível parceiro, facilitando as chances de sucesso. Por isso, se você conhece sua empresa poderá negociar com mais facilidade e saberá onde recuar e onde avançar em uma negociação. Dê um passo para trás e depois dois para frente. Mostre que você quer fechar o negócio e que ele pode ser bom para ambos.

 

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