Planejamento estratégico: 3 pontos fundamentais

Grande parte dos empreendedores no Brasil abre um negócio por vontade. Nas cabeças deles apenas um ideal motiva suas decisões: “Preciso vender mais”. No entanto, muitos não desenvolvem um planejamento estratégico que dará direcionamento ao negócio.

Contudo, vender é apenas parte do fator de sucesso de uma empresa. Um ponto chave para isso é o planejamento estratégico. Ele é basicamente um mapa, uma forma de trilhar um caminho em busca de objetivos. Significa “saiba onde está e onde que chegar”. Dessa forma, o planejamento estratégico vai apontar a condição na qual se encontra a empresa, quais os objetivos que ela pode alcançar e como os alcançará.

Para começar um planejamento estratégico é necessário atentar-se a 3 pontos indispensáveis:

1. Entenda o produtoserviço

É normal o empresário acreditar que seu produto ou serviço é perfeito e que todas as pessoas na face da terra precisam dele. Saber as qualidades daquilo que você oferece é bom, mas entender os problemas é mais do que humildade: é inteligência. No entanto, faz parte do planejamento adequar seu produto e melhorá-lo. Além disso, saber como ele é feito ou entender os procedimentos do serviço ajuda muito na hora de oferecê-los aos clientes.

2. Conheça seu público

Já conhece o produto? Que bom! Só tem um porém: você precisa de pessoas para quem vendê-lo.

“Todas as pessoas” não são seu público-alvo. Delimite claramente para quem o produto ou serviço serve, quais as vantagens dele para essas pessoas e as formas como você chegará até elas. Portanto, busque entender quem são elas, seus sonhos, vontades, decepções e frustrações. Lembre-se que sua empresa é importante, mas seus clientes são indispensáveis.

 

3. Domine as Cinco Forças de Porter, domine seus concorrentes

Porter definiu cinco fatores para avaliar os concorrentes de uma empresa:

  • grau de rivalidade entre os concorrentes
  • poder de negociação dos clientes
  • poder de negociação dos fornecedores
  • risco trazido pela criação de novas empresas do mesmo setor
  • criação de produtos que tornem obsoleto tudo o que existe no mercado

Sendo assim, levante essas informações a fim de traçar estratégias competitivas. Por certo, dominando estas informações você conseguirá definir qual espaço ocupa no mercado do qual faz parte e o que pode explorar para vencer os concorrentes. Certamente, elas poderão fazer muita diferença no sucesso da empresa.

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