Plano de negócios – evite os erros mais comuns.

Em cenários de crise e instabilidade econômica, o sonho de montar uma empresa pode encontrar o incentivo que faltava. Vários motivos podem motivar essa jornada. Além do medo de uma possível demissão, um desejo antigo pode ser colocado em prática e ideias inovadoras podem surgir.  Seja qual for o motivo, o mais importante é começar, e criar um plano de negócios é o ponta pé inicial.

Evite os erros mais comuns.

Da mesma forma que muitas pessoas vão ao mercado, outras organizam o dia com uma lista de atividades a serem feitas.  Com a estruturação de um novo negócio não podia ser diferente. O planejamento, além de facilitar o processo, é um passo fundamental no início de qualquer empresa. O plano de negócios é a base sólida e, por isso, é importante evitar falhas nessa fase. Por isso, apresentamos algumas dicas que podem evitar erros comuns nesta fase. Veja a seguir.

Pesquise o mercado, defina metas e o público-alvo.

Um dos erros mais comuns é olhar para ideia apenas com paixão, sem colocar os pés no chão. Então, respire fundo e coloque os sonhos na ponta do lápis e analise o projeto de forma profissional. Antes de mais nada, levante dados sobre o mercado escolhido, faça um planejamento financeiro realista, defina o público alvo. Pode parecer chato ou complicado, mas validar a ideia vai garantir o sucesso da empresa.

Mantenha o plano de negócios atualizado.

Continue atualizando o plano de negócios mesmo após abrir a empresa. Muitos empreendedores falham ao pensar que o plano de negócios já não é necessário quando o projeto foi colocado em prática e começou a apresentar resultados. Por isso, para manter o sucesso conquistado é importante continuar planejando os próximos passos. Após a inauguração você pode planejar ações de marketing ou até mesmo abrir uma franquia em outra cidade. O céu é o limite para o crescimento de uma empresa. Defina os próximos sonhos e adapte o plano de negócios sempre que necessário.

Contrate profissionais especializados.

Evite tentar conduzir todas as áreas por conta própria e busque ajuda de um profissional especializado sempre que precisar. Sendo assim, coloque no plano de negócios os contatos de profissionais como economistas, social media e outros que possam ser necessários ao longo da sua jornada empresarial.

E lembre-se: uma grande empresa se faz com grandes profissionais e com o um grande líder. Por isso, invista na contratação de profissionais que realmente venham a agregar.

Sucesso!

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