Processo seletivo: dicas para contratar com segurança

Muito se fala a respeito de como conseguir se sair bem em entrevistas e conquistar o tão desejado emprego. Mas e para as empresas? Será que é possível melhorar o processo seletivo, um momento tão decisivo e desafiador, tornando-o mais assertivo?

Com certeza, sim! Siga nossas orientações e dicas, e contrate com mais segurança e eficácia.

Acerte no processo seletivo e faça as contratações corretas

Demissões e admissões são parte do cotidiano de empresas. Por isso, é bom considerar que uma contratação mal feita pode trazer inúmeros prejuízos para sua empresa.  Afinal, quando a produtividade é baixa, os lucros diminuem. Além disso, é importante lembrar que processos demissionais podem ter altos custos. No entanto, estes não se referem apenas à rescisões e encargos. Não há perdas relacionadas somente ao custo do tempo investido na contratação e permanência do profissional na empresa. Há também os custos da busca de um substituto, em um tempo que não costuma ser curto.

Por isso, acertar na contratação é fundamental para a sustentabilidade do negócios e garantir de boa lucratividade. Vejamos a seguir, algumas dicas que te auxiliarão a obter bons resultados.

Contrate quem compartilha dos valores da empresa

Aspectos técnicos podem ser aprendidos por qualquer pessoa, basta um bom treinamento com funcionários mais experientes e outras formas de capacitação. Mas os valores dificilmente podem ser aprendidos, pois eles fazem parte da formação de cada pessoa. Portanto, na hora de escolher um profissional, opte sempre por aqueles que possuem valores reais aproximados aos da empresa.

Escolha os mais engajados

Há formas de motivar e manter os profissionais engajados dentro das empresas e isso deve ser feito regularmente. Mas para conquistar resultados melhores e uma produtividade mais alta, aposte em profissionais que apresentem uma postura mais positiva e apaixonada com relação à própria carreira. Estes geralmente costumam apresentar muito mais do que é esperado deles e são capazes de motivar outros colegas.

Invista sempre no RH

Em casos mais simples, um bom bate-papo ajuda a conhecer melhor cada profissional. No entanto, se sentir dificuldades, vale a pena contratar uma equipe de RH, caso não possua um em sua empresa. Diretorias e departamentos de Recursos Humanos (RH) são responsáveis não somente pela escolha dos profissionais que farão parte da empresa, mas do treinamento e da manutenção do engajamento em toda a equipe.

Conforme já sabemos, há contratações que demandam um processo seletivo mais cuidadoso e minucioso. São para estes casos que o RH é indispensável, pois será necessário utilizar testes e métodos que somente profissionais capacitados da área de recursos humanos poderão aplicar.

Por isso, é fundamental valorizar e construir um departamento de recursos humanos qualificado. Lembre-se que RH é investimento, pois traz mais segurança, assertividade nas contratações e, consequentemente, melhores resultados, produtividade e lucratividade.

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