Quando devo contratar um contador?

Empresas de grande porte costumam ter seus próprios departamentos de contabilidade. Contudo, a maior parte das empresas no Brasil é de pequeno e médio porte. Ou seja, a maioria delas (e você pode estar incluído nesse grupo) não tem recursos para bancar um departamento inteiro. Entre a dúvida entre contratar um contador ou não, o próprio gestor acaba assumindo essa função. Ele fica, então, responsável por de cuidar dos assuntos referentes a isso e algumas vezes consegue administrar bem.

No entanto, em alguns momentos acaba sendo inevitável ter que procurar um escritório de contabilidade, com profissionais especializados no assunto. Primeiro, pela experiência que nem sempre o pequeno empresário tem para lidar com tantas contas. Segundo, pelo risco de cometer um erro que pode acabar afundando as contas da empresa.

Por isso, saiba identificar quando chegou a hora de contratar um contador. Ele pode ajudar, e muito, a manter as contas em dias e os lucros em alta.

Quando devo contratar um contador?

Na abertura da empresa

Esse é um momento clássico em que procurar um escritório de contabilidade é uma atitude muito inteligente. Abrir um negócio envolve mais do que ter uma boa ideia, escolher o produto/serviço a oferecer, estabelecer diferenciais, investir em campanhas de divulgação, determinar preços e todos esses elementos nos quais o empreendedor costuma estar mais ligado.

É necessário realizar todo o planejamento financeiro, escolher qual o melhor modelo jurídico para encaixar a empresa, lidar com o capital social, constituição societária (quando for o caso) e vários outros detalhes semelhantes. Além de o contador ter mais habilidade para cuidar disso, o gestor fica liberado para assumir todas as outras responsabilidades próprias da abertura de sua empresa e corre menos risco de errar na essência do negócio. Um cálculo esquecido ou mal feito nesse momento pode acarretar em um futuro cheio de problemas.

E durante o funcionamento? Posso eu mesmo fazer minha contabibilidade?

Finalmente a empresa está aberta, funcionando, tudo de acordo com o que a lei exige. Agora a figura do contador está dispensada? Na verdade, não. Será preciso fazer balanços mensais, se relacionar com a tributação imposta pelo governo (que, aliás, pode mudar e o contador sempre estará de olho nisso), alterar o sistema da sociedade, controlar o orçamento e os fluxos de caixa.

Todas essas atividades precisam ser feitas de forma minuciosa, o que toma muito tempo. Quando o gestor tem um escritório de contabilidade de confiança, não se preocupará com nada disso e poderá cuidar melhor da sua empresa. Contudo, isso não isenta ele de manter atenção constante nos gastos do negócio. Confiar no contador é bom, mas manter o controle completo da sua empresa é fundamental!

Caso ache mais viável cuidar da contabilidade sozinho, a dica é procurar um contador pelo menos na hora de declarar os impostos, porque essa é uma parte muito burocrática, em que qualquer erro pequeno pode ter consequências.

Para quem não domina conhecimentos de contabilidade, o melhor é encontrar um bom escritório para garantir que não haverá nenhum problema.

 

Deixe um comentário