Sua empresa está perdendo bons profissionais?

A empresa está bem, com contas em dias, salários pagos, material e tecnologia de ponta e boas vendas. Mesmo assim, mês após mês você se vê perdendo bons profissionais. Muitas vezes eles trocam sua empresa pela concorrência. Difícil, não é?  Pois saiba que boa parte dos profissionais troca de empregos por motivos além do valor pago a eles. Os motivos são muitos e vão desde o cafezinho frio até você, o patrão.

Por isso, criamos uma lista com algumas ações simples que podem evitar a perda de talentos e mantê-los motivados.

1. Defina claramente as funções dentro da empresa

Poucas coisas incomodam tanto um profissional competente como pedir para que ele faça algo que não é de responsabilidade dele. As pessoas gostam de desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Portanto, aumentar essas funções sendo que elas não foram contratadas para isso, é muito desagradável. Definindo claramente o papel do profissional, ficará mais fácil direcioná-lo ao resultados certos e avaliar esses resultados.

2. Avalie constantemente o comportamento de cada profissional

Para trabalhar em uma empresa o profissional não precisa apenas de conhecimento técnico. Além disso, ele precisa estar alinhado ao perfil da empresa. Por isso, tente alinhar conhecimento e personalidade. Dessa forma as chances de construir um ambiente agradável para seus profissionais serão maiores e você conseguirá criar ferramentas de motivação mais alinhadas aos desejos e expectativas deles.

3. Crie uma empresa apaixonante

O salário é bom, mas os valores, objetivos e expectativas são melhores. Faça com que seus profissionais se sintam parte da sua empresa. Mostre que eles podem ajudar a construir a história da marca e fazer parte dessa história. E o mais importante: mostre para eles que você faz parte da equipe e que seu sucesso depende do sucesso deles. Eles se sentirão menos funcionários e mais colaboradores e, com isso, você estará perdendo bons profissionais.

4. Construa uma cultura empresarial

Acompanhe seu funcionário constantemente. Se possível, ajude-o a encontrar soluções para melhorar profissionalmente, como cursos e palestras. Mostre para ele que a empresa exige o cumprimento de metas, mas que também se preocupa com ele. Incentive-o a trazer soluções para o ambiente de trabalho e mostrar talentos que ele possui e não utiliza. Certamente ele crescerá como pessoa e profissional e sua empresa crescerá junto.

5. Estimule seus profissionais

Metas são importantes, mas estímulos são bem mais importantes. Crie ferramentas para premiar de forma saudável e competitiva suas equipes. Crie projetos relevantes e mostre para seus profissionais como a participação deles é importante nisso. Se você acha que pagar o salário em dia é um incentivo está enganado. Para não ficar perdendo bons profissionais e poder exigir mais deles, é necessário fornecer mais estímulos.

Deixe um comentário