Supply Chain: uma forma de não perder dinheiro

Supply chain é o termo em inglês para cadeia de suprimentos. Ele começou a ficar em voga depois que a administração passou a compreender a importância da logística para a produção em si e o quanto sua gestão pode ser vantajosa. Veja neste artigo como usar esta estratégia a seu favor, evitando a perda de capital.

O que é Supply Chain

Supply chain refere-se a todos os parceiros que fornecem matérias-primas para a produção dos produtos que serão fabricados. Na indústria, uma boa gestão da cadeia garante uma produção mais rápida, mais eficiente e com preços mais competitivos. Dessa forma, é possível uma presença mais segura no mercado. Quando ocorre o contrário, toda a produção pode ficar prejudicada pelo mais simples descompasso.

Imagine, por exemplo, uma indústria de confecções. Vários componentes são necessários para a produção e eles devem estar presentes na fábrica na quantidade certa e no tempo exato. Isso evitará atrasos nos processos e não haverá a necessidade de separar um grande espaço somente para o armazenamento de cada um. Por isso, devem haver acertos com os fornecedores sobre tudo que é necessário! Isso irá linha, tecidos, botões e acessórios, embalagens a tudo para finalização de cada peça. Portanto, tudo deve ser calculado com a maior precisão possível.

Em caso de varejo ou até atacado de produtos já prontos, a supply chain também é importante. Com toda a certeza, a qualidade da compra afetará diretamente o valor e a forma de entrega para o cliente.

A importância do relacionamento com fornecedores

Um bom relacionamento com o fornecedor garante que você tenha em mãos as coleções da estação em tempo hábil e antes dos concorrentes. As vantagens se referem também, às quantidades e qualidades ideais para a loja. Da mesma forma, será mais fácil conseguir condições de pagamento que mais se adaptam à realidade. Dependendo do tipo de relacionamento com a cadeia, é possível, ainda, conseguir coleções inteiras com exclusividade. Isso, com certeza, garantirá uma ótima diferenciação no mercado.

 

Mas, cuidado! Além do período de entrega das peças e da quantidade, deve haver ainda um controle rigoroso na qualidade de cada entrega. A falha somente neste último quesito pode trazer muitos prejuízos com devoluções e trocas. Em casos ainda mais graves, quando há uma ruptura total do cliente final com a marca, pode até levar à falência de uma loja em um piscar de olhos.

 

Para evitar a quebra da supply chain ou os gastos exagerados com fornecedores utilize uma ferramenta de gestão completa.

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